O eritema infeccioso, também conhecido como a “quinta doença” e “bochecha esbofeteada”, levou a cidade de Massaranduba, no Norte de Santa Catarina, a emitir um alerta de saúde nesta segunda-feira (23).
Continua depois da publicidade
A doença, que não possui tratamento específico, foi identificada em crianças de escolas da rede municipal de ensino, segundo a secretaria de Saúde de Massaranduba. A infecção viral é comum e contagiosa também entre adolescentes e adultos. Ela pode causar aborto em gestantes.
O que é a doença da “bochecha esbofeteada”
O eritema infeccioso é causado pelo parvovírus B19. A doença afeta, principalmente, crianças de 5 a 15 anos durante o período de maior circulação do vírus, que acontece entre os meses de primavera e verão. De acordo com um estudo do NIH (Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos), a doença é uma das erupções cutâneas que mais afetam as crianças em todo o mundo.
A transmissão pode acontecer por gotículas respiratórias, exposição a sangue contaminado ou derivados. Segundo a secretaria de Saúde de Massaranduba, um dos sinais mais característicos da doença viral são as erupções avermelhadas no rosto. Outros sintomas podem incluir febre baixa, dor de cabeça, cansaço, coceira, dor de garganta e sensibilidade no estômago.
“A doença não possui tratamento específico. O recomendado é repouso, boa hidratação, e o tratamento dos sintomas apresentados. Também é essencial evitar o contato com outras pessoas durante o período de contágio”, orientou a pasta.
Leia mais
Shopping de Joinville recebe turnê “Beatles For Kids” com performance gratuita
Continua depois da publicidade
Como animais silvestres capturados ganhavam “origem legal” no Brasil a partir de Jaraguá do Sul
Nova expansão urbana, a ser chamada de PIB, entra em “portfólio” econômico de Joinville




