Um esquema de comércio ilegal de kits para “legalização” de animais silvestres foi alvo de uma operação em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. A ação em conjunto da Polícia Federal (PF) e da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (PMSC) identificou que os documentos falsos eram comercializados nas redes sociais para diferentes estados brasileiros. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta segunda-feira (23).

Continua depois da publicidade

Denominada “Protectio Psittacinorum”, a operação foi deflagrada com o objetivo de combater o comércio ilegal de aves silvestres no Estado. Durante a ação, um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal, foi cumprido em uma residência do município.

Segundo a PM, um indivíduo investigado utilizava notas fiscais falsas para “esquentar” aves capturadas ilegalmente na natureza. Essa prática inseria os animais no mercado formal como se fossem provenientes de criadouros legalizados.

As investigações iniciaram em dezembro de 2023, quando o esquema foi identificado em redes sociais. Segundo a PF, foi identificada a comercialização de “kits de legalização” para animais silvestres. 

Continua depois da publicidade

Encontro de corpo de mulher às margens da BR-101 revela feminicídio em Joinville

Os documentos falsos eram utilizados para simular a origem legal de aves capturadas ilegalmente, permitindo a circulação e comercialização sem a autorização dos órgãos ambientais. Os envolvidos utilizavam diferentes redes sociais e aplicativos de mensagens para desenvolver o esquema.

De acordo com a apuração dos policiais, pessoas de diferentes estados brasileiros integravam a rede ilegal de comércio. Os crimes investigados na operação são contra a fauna, a falsidade ideológica e a falsificação de documentos públicos e privados.

O nome da operação, de origem latina, significa “Proteção dos Psitacídeos”, grupo que engloba aves como papagaios, araras, maritacas e periquitos, frequentemente vítimas do tráfico ilegal de fauna silvestre.

*Sob supervisão de Fernanda Silva

Leia também

Pai e marido: quem era o homem encontrado morto com golpes de faca em SC

Joinville tem fim de semana violento com três assassinatos