A matriarca do Grupo Pereira, ao qual pertence a Rede Fort Atacadista e Rede Comper de Supermercados, morreu nesta terça-feira (8), aos 91 anos. Dona Hiltrudes Pereira e o marido Ignácio Teodoro Pereira (in memorian) foram os responsáveis pela criação do grupo que hoje possui unidades de negócios espalhadas por Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Continua depois da publicidade
A cerimônia será restrita aos familiares por conta da pandemia e acontecerá no cemitério da Fazenda, em Itajaí, sua cidade natal.
Em entrevista para a edição especial de 35 anos do Diário Catarinense, Dona Trude revelou sua felicidade em ver o crescimento do atacarejo.
— Me considero uma privilegiada, trabalhei muito, junto com o meu marido. Eu me orgulho muito da empresa que fizemos. Hoje, a minha alegria é levantar de manhã e ir a uma das nossas lojas. Olhar a vendinha que eu comecei. Mas para chegar aqui, tem que trabalhar — orienta.
História de força e inspiração
Mãe de sete filhos, Dona Trude conheceu seu marido em 1946 e, juntos, construíram uma das maiores varejistas do Brasil. Hoje são 15 mil funcionários em todo o país.
Continua depois da publicidade
Em 2018, ela foi reconhecida através do prêmio Mulheres que Inspiram no Varejo, premiação realizada pela Unilever/Dove e Abras – Associação Brasileira de Supermercados.
> Menos de 30 dias após incêndio, Fort Atacadista abre operação temporária em Florianópolis
No ano seguinte, Dona Trude ainda foi homenageada pelo Parlamento Estadual, ao receber a Comenda do Legislativo Catarinense, que honra figuras que auxiliam no desenvolvimento de Santa Catarina, tornando-a mais justa e humana. O reconhecimento vem por suas atividades voluntárias e indiscutível presença na luta pelas causas sociais.
— Sempre que for possível — e, graças a Deus, tem sido! — quero retribuir todas as graças que eu alcancei ajudando o próximo — afirmou Dona Trude ao DC em maio de 2021.
Leia também
Fort Atacadista: a marca catarinense que está ganhando o Brasil
Delivery do Fort Atacadista chega a Itajaí, Balneário Camboriú e Blumenau