Em uma postagem nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) cobrou posicionamento de aliados e criticou o silêncio de integrantes da direita sobre ações da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência nas eleições de 2026. A ação ocorre em meio a fissuras na direita quanto à escolha de Flávio.
Continua depois da publicidade
A publicação foi feita em meio a uma viagem internacional de Eduardo, que afirmou estar sendo recebido por “líderes das Américas e do Oriente Médio”.
“Não estou pedindo postagens diárias nem ‘copiar e colar’ a nossa agenda. No entanto, quem está dentro de campo na arena política precisa estar na mesma página. Integrar um movimento e permanecer em silêncio não é neutralidade. É omissão deliberada. Fiquem atentos: quem não ouve ‘cuidado’, escuta ‘coitado'”, postou Eduardo.
Nome de Flávio dividiu direita
Embora o nome de Flávio Bolsonaro tenha o apoio explícito do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que atualmente está preso, o recado de Eduardo ocorre em um contexto de divisão na direita sobre quem deve liderar a disputa contra Lula em 2026. Parte da direita defendia que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fosse o nome mais competitivo para o atual presidente.
Um dos críticos mais vocais é o pastor Silas Malafaia, aliado histórico de Jair Bolsonaro. Em entrevista no dia 22 de janeiro, Malafaia afirmou que a pré-candidatura do senador “não empolgou a direita”, defendeu que Tarcísio tem “mais capilaridade”, e deveria formar uma chapa com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Continua depois da publicidade
Além disso, um levantamento da Genial/Quaest divulgado em janeiro mostra que a escolha de Flávio Bolsonaro divide a opinião dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 44% consideram que Jair Bolsonaro errou ao indicar o filho como candidato, enquanto 43% avaliam que a decisão foi correta. Outros 13% não souberam ou não responderam.
Tarcísio descartou presidência após visita a Bolsonaro
Na semana passada, no entanto, Tarcísio confirmou que será candidato à reeleição em São Paulo, após uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, preso no Complexo da Papuda, em Brasília.
— Meu interesse é ficar em São Paulo. Isso não tem controvérsia nenhuma, eu tenho uma linha de coerência. Tenho comprometimento ao estado de São Paulo — afirmou o governador.
Flávio fala em união
Na última terça-feira (3), Flávio fez uma série de elogios a Tarcísio e chegou a dizer que ele “saiu da costela do Bolsonaro”. O senador afirmou ainda que espera atrair o apoio de partidos da centro-direita.
Continua depois da publicidade
— Da minha parte, sempre houve (união). Nunca considerei um cenário em que não houvesse integração. Cada partido no seu tempo, respeito isso. Nunca tive dúvida que iremos caminhar juntos. É a analogia do melão no caminhão: a gente vai andando, os melões vão se acomodando — afirmou ao canal do YouTube de Paulo Figueiredo.

