nsc
    an

    Nuvem de palavras

    Eleições 2020: veja as propostas dos candidatos a prefeito de Joinville

    Nuvens de palavras mostram os termos mais citados pelos candidatos a prefeito de Joinville

    14/10/2020 - 11h01 - Atualizada em: 22/10/2020 - 22h00

    Compartilhe

    Por Isadora Nolf
    Destaques eleições Joinville 2020
    Tópicos mais mencionados nos planos de governo dos candidatos à prefeitura de Joinville
    (Foto: )

    Antes de ir às urnas, é importante conhecer as propostas de cada candidato e principalmente suas prioridades. Por isso, o A Notícia filtrou os planos de governo dos 15 candidatos a prefeito de Joinville e resumiu os termos citados mais de duas vezes em nuvens de palavras.

    > "Candidatos a prefeito de Joinville ainda não entenderam as redes sociais", analisa cientista político

    Pelos termos mais repetidos é possível compreender as prioridades de cada e conhecer melhor seus planos e projetos para cada área da gestão pública. Enquanto alguns candidatos focam mais em questões econômicas, por exemplo, outros podem mencionar assuntos sociais com mais frequência. Confira:

    > Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    Adriano Silva (NOVO)

    Destaques Adriano Silva
    Palavras mais mencionadas por Adriano Silva
    (Foto: )

    Número de páginas: 12

    Adriano baseia seu plano de governo em 14 diretrizes, e inicia o documento falando sobre seu objetivo de implementar uma reforma administrativa focada em diminuir ao máximo o número de secretarias, afim de garantir eficiência e bom uso do patrimônio público. 

    Por meio do Jonville Fácil, o candidato pretende viabilizar a abertura de empresas, desburocratizar os processos e até incluir disciplinas relacionadas a empreendedorismo na grade do ensino fundamental. Na área da educação, Adriano pretende colocar em ação o Programa Viva a Escola, tornando as instituições municipais de ensino o foco dos investimentos em cada bairro de Joinville.

    Anelísio Machado (AVANTE)

    Destaques Anelísio Machado
    Palavras mais mencionadas por Anelísio Machado
    (Foto: )

    Número de páginas: 13

    Em seu plano, Anelísio propõe implantar a “Semana da Cultura Catarinense”, incentivando projetos culturais, além de oficiais de libras (Língua Brasileira de Sinais) nas escolas desde o ensino básico e investimento massificado em projetos esportivos.

    O candidato também quer destinar 5% das moradias construídas pela prefeitura a mulheres vítimas de violência doméstica, desburocratizar a abertura de novas empresas, regulamentar a ocuação de calçadas por vias itinerantes e criar o selo "Amigo do Meio Ambiente" para premiar e incentivar iniciativas sustentáveis.

    Assis (PT)

    Destaques Assis
    Palavras mais mencionadas por Assis
    (Foto: )

    Número de páginas: 30

    Francisco inicia seu plano de governo apresentando o Pacto Joinville, consistente de uma série de medidas com o objetivo de "recuperar a cidade". Ele propõe, em linhas gerais, o investimento massivo no SUS considerando a pandemia e o pós-pandemia, a recuperação econômica de Joinville e desenvolvimento do setor da educação. O candidato também propõe a criação do Banco Popular Municipal, que deve facilitar a concessão de crédito e microcrédito, assim incentivando o empreendedorismo na cidade.

    Dentre seus objetivos também está a implantação de centros de reabilitação para pacientes com sequelas deixadas pelo coronavírus, promoção de um programa de incentivos fiscais para comércio, serviço e indústria com o intuito de recuperar a economia no pós-pandemia e garantir que a volta às aulas presenciais seja feita cumprindo os protocolos sanitários.

    Comandante Nelson Coelho (Patriota)

    Destaques Nelson Coelho
    Palavras mais mencionadas por Nelson Coelho
    (Foto: )

    Número de páginas: 12

    Nelson pretende mesclar as secretarias municipais por especialidade, visando diminuir a estrutura pública, e reforça em seu plano a necessidade de implantar ações de cultura e esporte nas escolas como forma de fortalecimento de ambos setores. Entre tais ações estão a revitalização do SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) e do Bolsa Atleta, além de dar continuidade ao projeto Areninha Joinville.

    Diante do setor de bem-estar e família, o candidato pretende criar diretorias da mulher, do idoso, da habitação e da assistência social. Desse modo é possível planejar ações específicas para cada área. Também pretende ampliar e fundir unidades básicas de saúde em centros de maior porte nas zonas Sul, Leste e Oeste da cidade.

    Darci de Matos (PSD)

    Destaques Darci de Matos
    Palavras mais mencionadas por Darci de Matos
    (Foto: )

    Número de páginas: 33

    Darci estrutura seu plano de governo em quatro pilares. O candidato pretende intensificar o combate contra a dengue, aumentar o estoque de medicamentos darede pública e ampliar as parcerias entre setor público e privado na saúde. Também busca implementar projetos educacionais que despertem o pensamento criativo nos alunos e investir no ensino bilíngue.

    O candidato também pretende restaurar o projeto "Restaurante Popular" e fortelecer as Associações dos Bairros. Darci vai investir na regularização fundiária e na proibição da ocupação de áreas de risco, implantar a "Rede Mulher" e um plano de combate à recessão econômica causada pela pandemia.

    Doutor Dalmo (PSL)

    Destaques Doutor Dalmo
    Palavras mais mencionadas por Doutor Dalmo
    (Foto: )

    Número de páginas: 6

    Entre as propostas de Dalmo está a implantação de uma rede de UBS (Unidade Básica de Saúde) visando abranger todos os quadrantes da cidade, além de expandir o SAMU e possibilitar a internação domiciliar. Diante do cenário economico, o candidato pretende facilitar a abertura de empresas em Joinville e incentivar a agricultura familiar.

    O plano de governo de Dalmo contempla um tópico focado para a saúde animal na cidade, e inclui ações como a castração em conjunto com ONGs e convênios, além de serviços veterinários acessíveis tanto para a população de baixa renda quanto para animais de rua. Também pretende implantar um sistema unificado de cadastro dos animais, de fácil acesso.

    Drico do PSTU (PSTU)

    Destaques Drico do PSTU
    Palavras mais mencionadas por Drico do PSTU
    (Foto: )

    Número de páginas: 8

    O plano de governo de Drico do PSTU é dividido em 16 pontos, focados principalmente em gerar condições e qualidade de vida para a classe trabalhadora. O candidato pretende confiscar domicílios vagos com o objetivo de convertê-los em moradias para quem precisa. Também planeja implantar o Passe Livre, isentar famílias desempregradas de quaisquer taxas municipais, assim como fornecer água e energia sem custos. 

    Se baseando fortemente em conceitos socialistas, Drico do PSTU incentiva a união da população em conselhos que participarão diretamente da tomada de decisão municipal. Junto com isso, planeja aumentar a taxação de impostos sobre aqueles com melhores condições. Quanto a pandemia, propõe a volta da quaretena total e restrição de quaisquer serviços não-essenciais.

    Eduardo Zimmermann (PTC)

    Destaques Eduardo Zimmermann
    Palavras mais mencionadas por Eduardo Zimmermann
    (Foto: )

    Número de páginas: 19

    Eduardo inicia seu plano de governo falando sobre o desenvolvimento econômico da cidade, propondo ações como reforma tributária, revogação de decretos e portarias que impeçam o desenvolvimento de Joinville e conectar empresas e potenciais empregados por aplicativos de celular sem burocracia, gerando mais empregos. Prezando pela transparência, o candidato também pretende instaurar o fim do sigilo de transações financeiras municipais, além de disponibilizar a conta-corrente do prefeito no site da prefeitura.

    Diante da educação, Eduardo menciona a construção de escolas cívico-militares, principalmente em bairros carentes e a implantação do projeto "Escola Sem Partido", junto com a compra de materiais escolares e criação de plataformas online acessíveis para todos. Entre suas propostas também está a realização de mutirões de cirurgias, com o objetivo de diminuir a demanda, suspensão do uso obrigatório de máscaras e equipar os postos de saúde.

    Fernando Krelling (MDB)

    Destaques Fernando Krelling
    Palavras mais mencionadas por Fernando Krelling
    (Foto: )

    Número de páginas: 16

    O plano de governo de Fernando é estruturado seguindo quatro pilares: governança, desenvolvimento e inovação, qualidade de vida e planejamento, gestão e finanças. Dentro deles, o candidato propõe criar a Secretaria da Desburocratização, reduzir o número de secretarias e investir no conceito da "tecnologia criativa". No pilar de desenvolvimento e inovação estão ações como a criação de um novo Còdigo Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria de Pavimentação e Zeladoria.

    Fernando também pretende investir em peso na saúde, com programas como o "Saúde Já", pensado para diminuir o tempo de espera nas filas de atendimento e o "Saude em Casa", além da construção do primeiro hospital veterinário público. Para viabilizar o empreendedorismo em Joinville, o candidato propõe o "Banco do Empreendedor" que conta com juros zero.

    Ivandro de Souza (Podemos)

    Destaques Ivandro de Souza
    Palavras mais mencionadas por Ivandro de Souza
    (Foto: )

    Número de páginas: 9

    Ivandro divide seu plano de governo em 12 tópicos, onde foca suas ações em "medidas estratégicas" para cada tema. Diante da saúde, por exemplo, o candidato propõe duas medidas: desenvolver um programa de saúde informatizado e ampliar a rede de saúde pública. Ivandro também pretende incentivar a agricultura familiar por meio de ações como investimento na educação ambiental, regularização fundiária e auxílio para o plantio sem uso de agrotóxicos.

    Ao abordar a educação, o candidato pretende criar um PROUNI municipal, investir na segurança de escolas em locais vulneráveis e reforçar o atendimento psicopedagógico nas instituições de ensino. Focando da segurança, Ivandro pretende fiscalizar prédios abandonados, impedir invasões nas periferias e implementar faixas de pedestres elevadas.

    James Schroeder (PDT)

    Destaques James Schroeder
    Palavras mais mencionadas por James Schroeder
    (Foto: )

    Número de páginas: 5

    Dividido em 12 diretrizes, o plano de James começa focado na transparência administrativa por meio do "Joinville Online", um aplicativo que aproximará os cidadãos nos gestores da cidade. O candidato também pretende implantar o Fundo Municipal de Apoio às Ações Comunitárias e de Vizinhança, designado tanto para atividades de lazer quanto reformas e segurança.

    Ao abordar a economia de Joinville, James busca viabilizar a construção de mais espaços de coworking e incentivar empreendimentos, garantindo a redução de 50% das taxas municipais.

    Levi Rioschi (Democracia Cristã)

    Destaques Levi Rioschi
    Palavras mais mencionadas por Levi Rioschi
    (Foto: )

    Número de páginas: 3

    Levi divide seu plano de governo em oito pontos principais, e começa falando sobre o conceito de "prefeitura itinerante", onde o prefeito vai até as comunidades para facilitar a solução de problemas e a comunicação. Ele também foca na questão da saúde, buscando construir no mínimo quatro UPAs espalhadas pela cidade.

    Diante da educação, o candidato propõe a criação de creches domiciliares, além de projetos de valorizalão dos projetos e de profissionalização dos alunos desde cedo. O plano também inclui medidas como o repasse da receita de multas de trânsito para as polícias civil e militar e a construção de praças públicas.

    > Coronavírus em Joinville: creche com 20 crianças é fechada por desrespeitar decreto

    Marco Aurélio Marcucci (Republicanos)

    Destaques Marco Aurélio Marcucci
    Palavras mais mencionadas por Marco Aurélio Marcucci
    (Foto: )

    Número de páginas: 2

    Marco Aurélio divide seu plano de governo em 10 tópicos e pretende garantir incentivo fiscal a novas empresas, atraindo o empreendedorismo para Joinville, além de implantar a meritocracia no sistema de administração pública e trazer mais mulheres em cargos de liderança. 

    O candidato também pretende investigar famílias que ocupam vagas na rede pública em detrimento da população carente, implantar a vacinação domiciliar para idosos e criar um plano de rodízio de carros em ruas da região central da cidade, com o intuito de desafogar as vias arteriais.

    Mayara Colzani (PSOL)

    Destaques Mayara Colzani
    Palavras mais mencionadas por Mayara Colzani
    (Foto: )

    Número de páginas: 5

    Mayara organiza seu plano de governo em 11 reivindicações, como transporte público gratuito e garantia de todos os serviços essenciais por parte do governo. A candidata ainda propões redirecionar o dinheiro separado para o pagamento da dívida interna e externa para obras emergenciais e contenção da pandemia.

    Incentivando o protagonismo da população na tomada de decisão municipal, Mayara pretende descrimilanizar movimentos sociais, junto com planos de conservação do meio ambiente e a federalização da Unville

    Tânia Eberhardt (Cidadania)

    Destaques Tânia Eberhardt
    Palavras mais mencionadas por Tânia Eberhardt
    (Foto: )

    Número de páginas: 39

    Tânia criou um plano de governo estruturado em 16 tópicos. Ela começa abordando a gestão pública, onde propõe criar o programa "Participação Cidadã", que tem como objetivo viabilizar a participação das comunidades na tomada de decisão. Na educação, a candidata buscará criar mais vagas em todos os estágios educacionais e garantirá currículos interdisciplinares.

    Ao abordar a pandemia, Tânia propõe a vigilância epidemiológica para que seja possível se preparar com antecedência e estreitará a relação entre setor privado e público. A candidata aborda ações como a desburocratização intensa dos processos e criar o "Núcleo de Desenvolvimento" na cidade.

    *Produzido durante o programa de estágio do jornal A Notícia com a Faculdade de Jornalismo do Bom Jesus/ Ielusc. Isadora é aluna do 4º semestre do curso de Jornalismo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas