nsc
dc

Política

Eleições 2020 em Criciúma: quem são os candidatos a vereador

Principal cidade do Sul do Estado terá ao menos 245 concorrentes às 17 cadeiras da Câmara Municipal

28/10/2020 - 13h36 - Atualizada em: 28/10/2020 - 18h33

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Câmara de Vereadores de Criciúma tem 17 vagas em disputa nas eleições municipais de 2020
Câmara de Vereadores de Criciúma tem 17 vagas em disputa nas eleições municipais de 2020
(Foto: )

As eleições municipais de 2020 terão ao menos 245 candidatos aptos a concorrer a vereador em Criciúma, no Sul do Estado. A cidade tem 17 cadeiras na Câmara Municipal, o que significa uma concorrência de 14,4 concorrentes por vaga.

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

No total, 263 candidatos apresentaram pedido de candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, nove renunciaram à disputa e cinco tiveram o registro indeferido pela Justiça Eleitoral até até a última atualização do órgão, em 27 de outubro. Outros quatro concorrentes ainda aguardam julgamento.

> Clique aqui e confira quem sáo os candidatos a vereador em Criciúma

Dos 17 vereadores em exercício na Câmara de Criciúma, somente uma não irá concorrer à reeleição – os outros 16 vão tentar renovar o mandato nas eleições municipais de 2020.

> Saiba quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis nas Eleições 2020

Perfil dos candidatos a vereador em Criciúma

Entre os candidatos a vereador em Criciúma, o perfil predominante é formado por homens, brancos, casados e com ensino superior completo. A faixa etária de 40 a 44 anos tem o maior número de concorrentes, com 46, seguida pelo intervalo de 55 a 59 anos, idade de 45 políticos que disputarão uma vaga na Câmara.

PSDB e PSL são os partidos que mais lançaram candidatos a vereador na cidade, com 25 e 23 concorrentes, respectivamente.

> SC tem recorde de candidaturas a prefeito e vereador nas Eleições 2020

Confira dados sobre candidatos a vereador em Criciúma

Total de candidaturas submetidas ao TSE: 263

Situação do registro:

Divisão por gênero:

Cor/raça:

Estado civil:

Idade:

Grau de instrução:

Por partido:

Profissões mais comuns:

> Eleições 2020: confira as regras e saiba o que pode e o que não pode fazer

Eleições 2020: datas, como votar e horário

As eleições municipais 2020 no Brasil estão marcadas para os dias 15 de novembro – data do primeiro turno – e para 29 de novembro – o segundo turno –. O calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previa o primeiro turno em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. Porém, as datas e os prazos do pleito precisaram ser adiados pela pandemia do novo coronavírus.

​> Eleições 2020 em SC: os candidatos a prefeito em 8 cidades catarinenses​

Com as mudanças impostas pela pandemia do novo coronavíruas, o horário da votação sofreu alterações. Para votar, os eleitores terão mais uma hora: o horário será das 7h às 17h, com horário preferencial para os idosos, das 7h às 10h.

Para você ficar por dentro de todas as informações sobre a votação, preparamos um guia sobre as eleições municipais 2020 em Santa Catarina. ​

O que muda nas eleições 2020?

Além das mudanças pela pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 são marcadas por diversas mudanças. Entre elas, está a do fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e as alterações sobre horário do pleito. Confira todas as mudanças no resumo em vídeo com tudo sobre as Eleições 2020.

Como saber onde votar?

O eleitor pode consultar on-line o local de votação, através de ferramenta do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e do aplicativo e-Título. A ferramenta permite consultar números do título de eleitor, zona eleitoral e endereço da seção de votação.

Quem não tiver o número do documento, basta indicar o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. A ferramenta de consulta está disponível desde as eleições de 2014. Confira o passo a passo para consultar o local de votação. ​

​> SC tem recorde de candidaturas a prefeito e vereador nas Eleições 2020​

Como consultar o título de eleitor?

No site do TSE, a pagina inicial traz a opção 'titulo eleitoral' na área 'serviço ao eleitor'. Para consultar, é preciso preencher o nome completo, o número do título ou o CPF. Nos outros campos, o nome da mãe e a data de nascimento do eleitor. Marcar a verificação e clicar em consultar.

Com essa pesquisa, é possível conferir o domicílio eleitoral, ou seja, onde a pessoa está habilitada para votar. Zona, seção e local de votação, com endereço e telefone, são mostrados para que o votante relembre onde está registrado para votar. Acesse o passo a passo para consultar o título de eleitor e a situação eleitoral. ​

Candidatos a vereador apostam em nomes esquisitos para ganhar votos

As eleições deste ano em Santa Catarina terão nas disputas nomes importantes da política e do cenário internacional: Maduro, Donald Trump, Nixon e até Osama participarão do pleito e tentarão se tornar vereadores para o próximo mandato com diferentes partidos políticos.

Entre os apelidos (no mínimo) curiosos utilizados por candidatos, estão desde funções exercidas, instituições e alcunhas “carinhosas” — até algumas que remetem a personagens como esses citados acima. Confira aqui a lista completa de nomes esquisitos dos candidatos a vereador em SC.

> Veja todas as informações sobre as eleições 2020 em SC

Colunistas