nsc
hora_de_sc

Política

Eleições 2020 em Florianópolis: candidatos, medidas contra coronavírus e tudo sobre o 1º turno

Confira o perfil de quem concorre a prefeito e vereador na Capital, entrevistas, pesquisas e formas de prevenção à Covid-19 no dia da votação

14/11/2020 - 07h00

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Confira quem são os candidatos e as medidas preventivas contra coronavírus para as Eleições 2020
Confira quem são os candidatos e as medidas preventivas contra coronavírus para as Eleições 2020
(Foto: )

As Eleições 2020 contam com 10 candidatos a prefeito em Florianópolis. E a votação do primeiro turno ocorre neste domingo (15), com medidas contra o novo coronavírus nos locais de votação de todo o país. Na Capital, 357 mil eleitores vão às urnas para escolher quem irá assumir a prefeitura e quem vai exercer os cargos de vereadores.

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020

A campanha teve mudanças forçadas pela pandemia do novo coronavírus. Os eventos de rua dividiram mais espaço com divulgação nas redes sociais e em transmissões ao vivo dos candidatos.

Temas como obras viárias, mobilidade urbana, transporte marítimo e projetos de assistência social em comunidades carentes foram alguns dos que pautaram o debate dos candidatos ao longo dos 49 dias de campanha. Denúncias e polêmicas também marcaram as últimas semanas antes do primeiro turno.

Florianópolis é uma das três cidades de Santa Catarina em que a escolha do prefeito pode ter segundo turno, marcado para 29 de novembro.

> Eleições 2020: SC tem 5,2 milhões de eleitores aptos a votar

> Infográfico: conheça o perfil do eleitor de Santa Catarina

Quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis

Florianópolis tem 10 candidatos ao Executivo nas Eleições 2020. O atual prefeito Gean Loureiro (DEM) e a ex-prefeita Angela Amin (Progressistas) já exerceram o cargo anteriormente. Os outros oito tentam chegar à prefeitura da Capital pela primeira vez. O eleito irá comandar a cidade no mandato entre 2021 e 2024.

Eleições 2020: Confira quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis

Entrevistas dos candidatos a prefeito de Florianópolis

Os candidatos participaram de uma série de entrevistas do Diário Catarinense e da CBN Diário para discutir os problemas da cidade e apresentar propostas. Confira abaixo as matérias com os resumos e as íntegras das conversas com cada concorrente:

Eleições 2020: Confira as entrevistas com os 10 candidatos à prefeitura de Florianópolis

Pesquisas da NSC sobre corrida pela prefeitura

A NSC Comunicação encomendou pesquisas de intenção de voto junto ao Ibope ao longo da corrida eleitoral pela prefeitura em Florianópolis. Já foram divulgados dois levantamentos até a sexta-feira (13): um em 5 de outubro e outro em 2 de novembro.

Eleições 2020: Confira o resultado da última pesquisa da NSC para prefeitura de Florianópolis

Eleições 2020: Confira pesquisas em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau e Joinville

Quem são os candidatos a vereador em Florianópolis

Além dos 10 nomes que disputam o cargo de prefeito, Florianópolis tem outros 508 candidatos a vereador. Desse número, 482 apareciam até esta sexta-feira (13) como aptos para serem votados nas urnas neste domingo (15) – outros pediram renúncia ou tiveram o registro indeferido. O total de concorrentes é 35% maior do que o registrado em 2016, quando houve 375 postulantes à Câmara da Capital.

Eleições 2020: Confira quem são os candidatos a vereador em Florianópolis

Confira seu local de votação

Alguns locais de votação sofreram alteração em Florianópolis. A lista foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) nesta semana e exige atenção de eleitores de seis bairros da Capital.

Eleições 2020: como consultar o local de votação

O que levar no dia da eleição

Máscara, documento com foto, título de eleitor, caneta, cola eleitoral. Revisar a lista do que levar no dia da votação é importante para evitar contratempos no local de votação.

> Eleições 2020: O que levar no dia da votação

O que pode e não pode

A campanha eleitoral tem regras e restrições para candidatos e eleitores na véspera e no dia da votação. Confira abaixo o que pode e não pode na reta final da corrida eleitoral:

> Eleições 2020 em Santa Catarina: saiba tudo na véspera do primeiro turno

Medidas contra o coronavírus nas Eleições 2020

Uso da máscara

O uso obrigatório da máscara é uma das principais medidas de prevenção ao coronavírus adotadas pela Justiça Eleitoral.

Distanciamento de, no mínimo, um metro

Os eleitores que estiverem na fila e entrando ou saindo dos locais de votação deverão manter um distanciamento de, no mínimo, um metro. Eles também não devem permanecer no colégio eleitoral por mais tempo do que o necessário.

Evitar levar crianças

Outra recomendação da Justiça Eleitoral é para que os eleitores evitem levar crianças quando não for necessário. Isso pode reduzir as aglomerações nos locais de votação.

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Não coma nem beba

O consumo de alimentos ou ingestão de líquidos, que exigem a retirada da máscara, será proibido nos locais de votação neste ano, por prevenção à Covid-19.

Álcool-gel e cuidados

Alguns hábitos que precisaram ser reforçados nos últimos meses por causa da Covid-19 também são válidos nos locais de votação. Medidas como evitar levar a mão ao rosto, utilizar lenço ou a parte interna do cotovelo se precisar espirrar e higienizar as mãos com álcool gel antes e depois do voto contribuem com a prevenção ao coronavírus.

Em caso de sintomas, fique em casa

Caso o eleitor tenha contraído Covid-19 nos últimos 14 dias ou tenha febre no dia da eleição, a Justiça Eleitoral recomenda que ele não vá votar. Nesse e em outros casos é possível justificar o voto.

Como será a votação

As eleições 2020 terão mudanças no passo a passo da votação por conta da pandemia de Covid-19. Dentro da seção, o eleitor precisará respeitar o distanciamento previsto e exibir o documento de identificação de longe, esticando os braços. O mesário pode pedir que o eleitor abaixe a máscara rapidamente para confirmar a identificação.

O eleitor que quiser solicitar o comprovante de votação deverá fazer isso antes de se dirigir à urna, e não depois, como ocorria nos outros anos. A medida busca reduzir o contato de mesários e eleitor a apenas um momento.

Leia também:

> Clique aqui e confira como será o passo a passo da votação

> Eleições 2020 em Joinville: quem são os candidatos a vereador

> Eleições 2020 em Blumenau: quem são os candidatos a vereador

> Eleições 2020: quem são os candidatos a prefeito nas cidades da Grande Florianópolis

Colunistas