nsc
dc

ANOMALIA

Em caso raro, 'porco mutante' nasce em SC com apenas um olho gigante e sem nariz

Animal morreu horas depois de nascer por dificuldade de respirar

22/05/2021 - 14h07 - Atualizada em: 22/05/2021 - 18h34

Compartilhe

Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Atenção: imagens fortes no corpo da matéria
Atenção: imagens fortes no corpo da matéria
(Foto: )

Um caso raro envolvendo um porco foi registrado em Brunópolis, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Um leitão nasceu com um olho gigante no centro do rosto, sem nariz, e com uma pequena 'tromba' no meio da cabeça. As extremidades do corpo do animal estavam mais vermelhas e ele não tinha o osso da mandíbula.  

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

> Filhotes gêmeos de anta são flagrados juntos pela primeira vez na história

O porco morreu poucas horas depois de nascer, já que a falta do nariz gerou problemas respiratórios no animal. O fato foi registrado na última quinta-feira (20) em uma propriedade rural do pequeno município. O professor do curso de veterinária da Udesc Lages, José Cristani, explica que esse é um tipo de má-formação congênita rara em suínos:

— Às vezes não tem a formação do osso do maxilar e da cavidade nasal. O animal nasce morto ou natimorto e morre logo depois do nascimento. É um caso raro e não tem como salvá-lo.

Neste caso de Brunópolis, vale destacar, o leitão nasceu vivo. Na foto abaixo (atenção, a imagem é forte), ele ainda não havia morrido, apesar da gravidade da situação.

Essa anomalia, segundo explicou o professor, acontece com leitões na fase embrionária, em que os dois olhos se fundem e formam uma cavidade única. Em alguns animais aparece um olho rudimentar, em outros, dois ou nenhum. Essa má-formação não tem uma causa e não há formas de prevenir, de acordo com Cristani.

Porco com má-formação nasce no interior de SC
Porco com má-formação nasce no interior de SC
(Foto: )

O médico veterinário Lucas Spadel explica que essa anomalia pode acontecer em um ou mais animais da mesma leitegada. Apesar de ser um caso raro, o profissional especialista em suínos conta que essa má-formação é relativamente comum quando comparada a outras anormalidades em porcos — como palatosquise (fenda palatina) e artogripose (má-formação dos membros).

> Galo que bota ovos vira atração no Meio-Oeste de SC

Outros casos no Brasil

Casos como esse já foram registrados em outros lugares do Brasil. Em Guanhães, na zona rural de Minas Gerais, um leitão nasceu com apenas um olho no centro do rosto e com orelhas parecidas com a de elefante.

Em São Paulo, numa propriedade rural em Votuporanga, um filhote de porco nasceu não só com um olho gigante, mas com orelhas desproporcionais e uma 'tromba' no meio da cabeça.  

Leia também

> Catarinense morre em salto de base jump no Rio de Janeiro; veja vídeo

> Chegada do 1º visitante abre temporada de pinguins em SC

> Vídeo flagra acidente fatal entre carro e caminhão no Oeste

> Covid hoje: mapas mostram os dados de mortes e vacina em SC

Colunistas