nsc
santa

Novos mercados

Empresa catarinense de investimentos expande em meio à pandemia e abre filiais fora do Estado

A Nova Capital, com matriz em Florianópolis, irá contar com novos escritórios em Blumenau, Jundiaí e Indaiatuba

17/09/2021 - 12h14

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
empresa de investimentos
Nova Capital é referência no mercado de investimentos. Na foto: Marcelo Barboza, CEO da Nova Capital; Cristiano Ayres, CEO da ModalMais e André Finguer, sócio diretor e co-fundador da Nova Capital.
(Foto: )

O mercado de investimentos tem se mantido aquecido desde o último ano e isso reflete diretamente na expansão do setor. A Nova Capital, escritório vinculado à ModalMais e considerado referência na área, busca fomentar estratégias de investimento com propósito. Apostando na assessoria financeira de longo prazo, a empresa tem se destacado junto aos investidores e cresce sua área de abrangência.

> Jovens empresários comparam tributação com carro velho e cobram reforma

Embora a empresa se mantenha alinhada às necessidades do mercado, a essência do atendimento personalizado é um diferencial que se mantém como premissa. Por isso, a Nova Capital oferece assessoria especializada onde cada assessor atende no máximo 80 clientes, com foco em proteger o capital deles em primeiro lugar e criando uma assessoria financeira única, de acordo com o objetivo pessoal do investidor.

— Hoje representamos o Modal Premium, que é o segmento de alta renda - com investimentos acima de R$ 300 mil - do ModalMais. O Modal premium surge da sociedade entre o Modal e o Credit Suisse Brasil, que tem no seu DNA o atendimento a clientes de alta renda e público Private. Como principal diferencial, o acesso aos fundos do Credit Suisse, que só são distribuídos na plataforma do ModalMais, o acesso a mais fundos de investimento e relatórios exclusivos da Eleven, que é uma casa de análise e foi adquirida pelo Modal – explica Marcelo Barboza, especialista em investimentos e CEO da empresa.

O segundo semestre vem representando um período de expansão para a Nova Capital. Conquistas como a inauguração da primeira filial, em Blumenau, operações no interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e Indaiatuba e uma célula Private em Florianópolis, que irá atender clientes do segmento de alta renda, marcam o crescimento e amadurecimento como empresa.

A companhia busca o crescimento e expansão, principalmente após a virada de chave para o ModalMais. Antes, o escritório era vinculado à XP Investimentos. De 25 profissionais, o time vai aumentar para 40 assessores, responsáveis por auxiliar o cliente a escolher os melhores ativos segundo o perfil de risco e objetivos financeiros.

Saiba mais sobre o mundo dos investimentos

Oscilações nas taxas de juros, inflação, perspectiva de crescimento e taxa de desemprego são apenas alguns dos indicadores que influenciam as decisões de investimentos dos agentes econômicos. Ao contrário do que é amplamente divulgado em redes sociais, a jornada financeira é uma maratona, não uma corrida de velocidade.

Buscar ativos que tenham perspectiva de valorização de forma sólida e sustentável, requer estudo e atenção para não cair em armadilhas de quem vende a ideia de que é possível ficar rico de uma hora para outra. O número de day traders (que fazem a compra e venda de ativos no mesmo dia) dobrou em 2020, em fuga à renda fixa devido à queda nas taxas de juros no passado, que já estão subindo novamente para tentar controlar a inflação.

Segundo um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) com day traders experientes - que fez operações de day trade em mais de 90% dos 72 meses - 54% apresentaram resultado bruto mensal médio negativo. O dado era ainda pior na pesquisa anterior, que considerava os investidores de forma geral; mais de 99% ficavam no prejuízo. Reconhecendo esse cenário, o CEO da Nova Capital acredita que no longo prazo é muito mais fácil prever ou estimar a evolução dos ativos.

Nova Capital
A empresa de investimentos está expandindo mercados e abrindo novos espaços fora de Santa Catarina.
(Foto: )

— Isso aumenta a chance de sucesso e a rentabilidade potencial das aplicações financeiras. Pensando no dinheiro para a aposentadoria, o investidor deveria sempre investir com visão de longo prazo. Mais do que isso, a maturidade de investimento é capaz, também, de oferecer mais segurança e melhores resultados — destaca Barboza.

De acordo com a B3, o número de investidores pessoa física na bolsa cresceu 45% em um ano, impulsionado pelas taxas de juros mais baixas, com a queda da Selic, definida pelo Banco Central do Brasil. Mesmo com o aumento recente, a busca pela diversificação dos investimentos deve continuar, segundo Barboza. Em junho, eram 3,2 milhões de investidores com CPFs cadastrados na bolsa brasileira.

— O aumento na taxa de juros foi pequeno, está em 5,25% ao ano. Mesmo que aumente para 7,5%, que é o projetado pelo Banco Central, ainda é uma taxa muito baixa, quando colocamos em perspectiva o histórico de juros recente do Brasil. Não acreditamos numa redução no movimento de migração dos investimentos para renda variável. Pelo contrário, temos uma visão construtiva do Brasil e acreditamos que os investidores brasileiros continuarão migrando parte dos investimentos para renda variável, com um número crescente de pessoas investindo em empresas de capital aberto — pondera o especialista.

Determinar o perfil de investidor e escolher quais ativos devem compor a carteira, em qual proporção, é uma tarefa difícil, mas que pode ser facilitada com ajuda de especialistas. Por esse motivo, estabelecimentos que oferecem assessoria para orientar os clientes sobre os melhores produtos de acordo com a estratégia vêm crescendo por todo o país.

Quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela Nova Capital? Acesse o portal e tenha atendimento completo de qualidade para melhorar sua vida financeira

Leia também

Saúde mental pós-pandemia: Entenda a importância da atenção e cuidado

Confira 5 tendências da arquitetura que aliam beleza e sustentabilidade

Mecânico de Joinville compra casa dos sonhos com a premiação da Trimania

Colunistas