nsc

publicidade

Rodovia Estadual

Empresa que vai recuperar SC-108, em Guaramirim, deve ser anunciada nos próximos dias

Rodovia está parcialmente interditada desde temporal em fevereiro, quando deslizamento atingiu a região

23/07/2019 - 12h00 - Atualizada em: 23/07/2019 - 12h14

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
68 famílias precisaram deixar suas casas após deslizamento de terra
68 famílias precisaram deixar suas casas após deslizamento de terra
(Foto: )

A empresa que será responsável por recuperação de trecho da SC-108, em Guaramirim, deve ser conhecida nos próximos dias. No total, sete concorrentes se inscreveram no processo licitatório de regime diferenciado de contratação (RDC). Os envelopes com as propostas foram abertos na segunda-feira, 22 de julho. O processo prevê a confecção do projeto executivo e a execução das obras de contenção, recuperação de pavimentação e drenagem.

A empresa vencedora deve ser conhecida nos próximos dias, após o prazo legal para recursos das concorrentes. A SC-108 está parcialmente interditada desde a chuvarada de fevereiro, quando um deslizamento atingiu o trecho. Durante o incidente, dez casas foram atingidas pela terra — seis delas ficaram completamente soterradas —, e 68 famílias precisaram deixar suas casas.

— Nós tivemos uma situação complicada em Guaramirim e nossa preocupação foi ter o cuidado de fazer o mais rápido possível a avaliação do local e buscar recursos para que a comunidade atingida pudesse voltar à normalidade — ressalta o Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior.

De acordo com ele, o processo iniciado vai resolver a situação da SC 108 – rodovia de fundamental importância e que ajuda a escoar as riquezas da região. Além de levar a normalidade à população que reside no entorno.

— Além da obra de recuperação teremos a necessidade da construção de casas, quanto a isso estamos em tratativas com a Prefeitura de Guaramirim e com o Governo Federal para a definição do local onde as famílias serão realocadas — explicou.

Ainda conforme Batista, em Guaramirim será utilizada a tecnologia de contenção chamada de crib wall, estrutura modular de contenção feita com módulos montados por meio da sobreposição de peças de concreto. Os kits devem dar celeridade ao processo de recuperação.

Para o prefeito de Guaramirim, Luiz Antônio Chiodini, a obra representa um passo importante "para que a mobilidade retorne a normalidade na SC-108".

Recurso garantido

Em abril, o governo federal confirmou repasse de recursos para a recuperação a SC-108, que liga Guaramirim a Massaranduba. Serão R$ 3,5 milhões disponibilizados para fazer a reconstrução da área. O recurso também será utilizado para o trabalho de monitoramento do espaço. Isso porque o morro próximo à região afetada também está comprometido.

Deixe seu comentário:

publicidade