nsc
dc

Ensino médio

Enem 2021 tem primeiro dia de provas em SC; veja movimentação em escolas

Em todo o Estado, 75 mil estudantes estão inscritos para o Exame

21/11/2021 - 12h24 - Atualizada em: 21/11/2021 - 17h30

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Instituto de Educação, em Florianópolis, é um dos locais de prova do Enem 2021
Instituto de Educação, em Florianópolis, é um dos locais de prova do Enem 2021
(Foto: )

Os estudantes catarinenses fizeram neste domingo (21) o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2021. Os portões dos locais de prova foram abertos ao meio-dia e fechados às 13h. A aplicação das provas teve início às 13h30, e o prazo para a conclusão foi até 18h30.

Enem 2021: tudo sobre data, horário e local de prova

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Um dos principais pontos dos conteúdos deste domingo foi a redação, que teve como tema a 'Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'. Um segundo dia de provas ainda ocorre no próximo domingo, dia 28.

Em escolas de Florianópolis, a movimentação era intensa por volta das 12h30min, quando a maioria dos candidatos chegavam para o teste. O morador do bairro Campeche, Alexsandro Vieira, chegou por volta desse horário ao Instituto Estadual de Educação (IEE), no Centro da Capital.

– Estou tentando há um tempo entrar para a faculdade de Direito. Estudei bastante, e a expectativa é grande. A gente se prepara bastante para poder fazer a prova e ter uma oportunidade de vida – afirmou.

Questões do Enem criticadas por Bolsonaro ajudam a avaliar candidatos

Ao fim do primeiro dia de Enem, os candidatos fizeram uma avaliação da prova, como a aluna de engenharia de aquicultura, Vitória Meysson, de 20 anos. Ela fez o teste na Faculdade Cesusc, no bairro Santo Antônio da Lisboa, e classificou os temas abordados na primeira fase como "uma surpresa" para quem não se preparou.

- Acredito que para quem estudou não estava (uma surpresa). Vários temas dependiam um do outro, então você acabava ficando meio confuso, mas estava ótimo - disse ao G1.

Em Santa Catarina, 75 mil estudantes estão inscritos para o exame. Em todo o país, há 3,1 milhões de alunos inscritos. O número é menor do que nos anos anteriores, muito por conta da pandemia de Covid-19.

Em Blumenau, a Furb foi um dos locais de prova. Os portões no local se fecharam às 13h e a movimentação na entrada dos alunos foi considerada tranquila.

Leia também

Pesquisa mostra os temas que mais caíram no Enem nos últimos 12 anos; veja lista

Veja os erros de português mais comuns na redação do Enem e vestibulares​

Servidores do Inep revelam censura em conteúdo das provas do Enem

Colunistas