nsc
dc

Ensino superior

Veja os erros de português mais comuns na redação do Enem e vestibulares

Nos textos dos vestibulares e do Enem é necessário utilizar a norma culta da Língua Portuguesa

28/09/2021 - 13h52

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
 Muitos candidatos escrevem utilizando o jeito de falar
Muitos candidatos escrevem utilizando o jeito de falar
(Foto: )

Você já se perguntou por que tem algumas regras da Língua Portuguesa que são tão difíceis de assimilar? Ou por que alguns erros mais comuns na redação são tão recorrentes? Muitos candidatos escrevem utilizando o jeito de falar. No entanto, nos textos dos vestibulares e do Enem é necessário utilizar a norma culta do português.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os erros mais comuns da redação

Emprego de ONDE / AONDE

– Onde: aparece em verbos estáticos ou dinâmicos que pedem preposição em. Exemplo: Onde ficou o menino? (Quem fica, fica “em” algum lugar). Onde andavam as crianças? (Quem anda, anda “em” algum lugar).

– Aonde: emprega-se exclusivamente em verbos de movimento que pedem preposição “a”. Note-se que a própria palavra já começa com “a”. Exemplo: Aonde foram os meninos? (Quem vai, vai “a” algum lugar) Aonde chegaram os meninos? (Quem chega, chega “a” algum lugar)

Nos exemplos a seguir, não usamos “aonde”, pois antes de “onde” já tem uma preposição: Por onde passearam? / De onde vieram? / Para onde foram?

> Conheça a técnica das cores para melhorar sua redação no Enem

Emprego de HÁ / A / À

- Há: usado com sentido de: 

a) verbo fazer: Há dias não o vejo. b) Indica tempo decorrido: Há dez minutos espero pelo ônibus. c) Sentido de existir: Há crianças no pátio. 

- A: é preposição ou artigo. Se vier antes de um substantivo, é artigo. Depois de um verbo, é preposição. Exemplo: Moro a dois quilômetros de Fortaleza (preposição). A cidade de Juazeiro do Norte está cheia de romeiros (artigo). 

- À: é a junção da preposição “a” + artigo “a”. Exemplo: Fui à cidade. (Fui “a algum lugar” – a cidade: palavra feminina).

Veja outros erros comuns no Blog do Enem, parceiro do NSC Total.

Leia também

Saiba os 10 temas que mais caem no Enem desde 2009​​

Ensino híbrido: entenda o que é, como surgiu e a metodologia usada​

Sete passos para estruturar a Redação do Enem

Simulador das Notas de Corte do Sisu: calcule suas chances

Colunistas