O Enem 2022 está marcado para os dias 13 e 20 de novembro. Faltando apenas alguns dias, o que os estudantes devem fazer para garantir o melhor resultado na prova? O NSC Total conversou com professores do Ensino Médio e de cursos pré-vestibular de Florianópolis para saber quais as recomendações para este momento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para o Evandro Schutz, psicólogo e orientador do COC Floripa, os últimos dias antes da prova devem ser utilizados para revisões e para diminuir o tempo de estudos. Ele afirma que tudo que os alunos tinham que aprender, já aprenderam até aqui.

— Na última semana não é hora de querer fazer tudo que não fez ou estudar tudo o que não estudou. O que o aluno tem que fazer nessa última semana é tirar o volume, fazer revisões, apenas, e diminuir o tempo de estudos para que ele chegue no dia com bastante energia para fazer a prova dentro da melhor versão. Essa palavra é importante, é ele fazer a melhor versão com aquele conhecimento que ele teve até agora — explica.

Enem 2022: Locais de prova são divulgados, mas candidatos relatam instabilidade em site

Continua depois da publicidade

Na última semana antes do Enem, a dica do professor de Matemática Daniel Bertoglio, do Colégio Autonomia, é refazer uma das provas antigas, controlando o tempo de leitura e de resolução. Ele afirma que, para cada questão, o tempo médio de leitura é de três minutos e 10 segundos, aproximadamente.

O também professor de matemática Henrique Folster, especialista em Enem, do Colégio Energia, explica que refazer as provas pode ajudar os alunos a identificarem em quais questões ainda têm dificuldade, e assim priorizar as questões fáceis na hora de fazer a prova.

— Você pode pegar uma prova anterior, de preferência uma das três últimas, resolver as questões e destacar aquelas que você ainda não sabe fazer ou aquelas que você tem dificuldade. Porque quando você for fazer a prova, você tem que avaliar o que é fácil, o que é médio e que é difícil pra você. Sempre dê preferência para as questões que você julga fácil, aquelas que você já criou habilidade competência, tá bom? — recomenda.

A dica de refazer provas antigas é compartilhada também pela professora de Literatura e Redação Cecília Vieira, do Colégio da Lagoa. Além disso, ela afirma que este é o momento ideal para rever os resumos e mapas mentais feitos ao longo do ano e também recomenda assistir a vídeos de revisão disponíveis na internet.

Continua depois da publicidade

A dica do professor Daniel para as revisões é seguir a ordem dos dias da prova. Ou seja, na primeira semana, antes do dia 13 de novembro, dar foco nos conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas, além de pensar em um repertório para redação. Na semana seguinte, em Ciências da Natureza e Matemática.

— Na redação, não esqueça de trazer repertórios legitimados na sua argumentação, de diferentes áreas do conhecimento, como dados históricos, dados estatísticos, filmes, livros, músicas etc — aconselha a professora Cecília.

A véspera e o dia da prova

Além do orientador do COC Floripa, os professores também concordam que o sábado, nas vésperas das provas, deve ser um dia de descanso.

— A prova do Enem, além de ser composta por diversos textos em todas as áreas do conhecimento – exigindo muita atenção e interpretação do aluno -, tem duração de cinco horas e 30 minutos no primeiro dia e de cinco horas no segundo. Dessa forma, é muito importante que o aluno vá descansado para poder se concentrar bem nesse tempo de prova — diz a professora Cecília.

Continua depois da publicidade

Como a pandemia influenciará nas provas do Enem 2022

A quantidade de textos para leitura costuma ser maior no primeiro dia, devido às questões de linguagens e a redação. Por conta disso, o professor Henrique deu ênfase na importância do descanso no dia 12 de novembro.

— No primeiro domingo são 90 questões mais a redação e você precisa de bastante fôlego para poder resolver essas provas.

Já no grande dia, o domingo do Enem, é importante estar com todos os documentos, canetas pretas de material transparente e chegar com antecedência ao local da prova. O professor Daniel recomenda também aos alunos que não exagerem no almoço no dia da prova, e orienta todos a levarem água e sementes, como amêndoas, castanhas e nozes.

Assista ao vídeo sobre o Enem 2022

Leia também

Guia completo para chegar a nota mil na redação do Enem

Saiba como fazer a redação do Enem em 1 hora

Destaques do NSC Total