A votação popular para eleger os melhores x-saladas de Criciúma está aberta e deve acontecer até o dia 21 de novembro, de forma on-line, por meio do site oficial. Durante o lançamento do concurso, o mascote oficial foi revelado ao público.
Continua depois da publicidade
O lançamento do Concurso X-Salada Centenário aconteceu na noite de 30 de setembro, no Centro Multiuso da Afasc, no Parque das Nações, e reuniu os 32 estabelecimentos participantes da competição. O Xisito, mascote oficial do concurso, foi revelado e encantou o público.
— O x-salada faz parte da memória afetiva de muitas famílias criciumenses. Criar um concurso oficial para reconhecer isso e fortalecer os negócios locais é uma forma de celebrar o centenário valorizando quem faz parte da história viva da cidade. O x-salada merece esse reconhecimento por ser um símbolo da nossa cultura e identidade — destacou a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Uliana Zappelini.
Maior evento gastronômico de Camboriú terá menus inspirados no cinema brasileiro
Os estabelecimentos participantes passaram a integrar a Rota Gastronômica do X-Salada e receberam kits de divulgação do concurso, com materiais gráficos contendo um QR Code exclusivo para a votação popular.
Continua depois da publicidade
Vote no seu preferido
Qual o melhor x-salada de Criciúma?
Os votos devem ser realizados de maneira virtual no o site do concurso e serão validados por um sistema de verificação. Cada pessoa poderá votar somente uma vez em seu estabelecimento favorito.
Marejada 2025: festa em Itajaí tem mais de 85 pratos; veja preços
Lembrando que a enquete do NSC Total é um termômetro do concurso e não reflete na decisão oficial. Você pode votar oficialmente no site oficial do concurso!
A cerimônia de premiação dos vencedores está prevista para o fim de novembro, coroando as receitas mais votadas pelo público. A ação integra a programação que celebra os 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma, que já contou com até shows gratuitos.
Além disso, ainda no lançamento do concurso, um trailer de um documentário em produção, que resgata as origens do x-salada, foi divulgado. A produção audiovisual expõe os primeiros estabelecimentos que comercializaram o lanche e os personagens que marcaram a identidade do prato ao longo das décadas.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Ex-arquiteta cria marca com joias sustentáveis e ensina outras mil mulheres em SC
Como cidade com 4 mil habitantes em SC pode entrar no livro dos recordes

