Aprender um segundo idioma pode ser a chave para conhecer novas culturas, gerar novas oportunidades e se destacar no mercado de trabalho. Desenvolver estas capacidades pode, inclusive, ser um diferencial para aquirir capacidades cognitivas e manter o cérebro sempre ativo. Quando o estudo de um outro idioma inicia ainda na infância, as possibilidades são ainda maiores.
Continua depois da publicidade
> Crescimento acelerado do Norte da Ilha torna região autossuficiente
Muitos pais têm receio em optar por uma escola bilíngue para seus filhos por medo de gerar confusões entre idiomas. No entanto, já existem pesquisas que apontam a importância de iniciar este tipo de aprendizagem o quanto antes. Um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) mostra que, para se chegar ao nível de compreensão de um nativo em inglês, a idade ideal para começar a estudar é por volta dos 10 anos. Depois, a capacidade de aprendizagem decai e se torna mais difícil ter a compreensão natural de outro idioma.
Já outra pesquisa feita pelo Instituto de Ciências do Cérebro e Aprendizagem, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostra que o bilinguismo pode ser benéfico ainda na primeira infância. O estudo mostrou que com apenas 1 ano de idade, quando ocorre a pronúncia das primeiras palavras, os bebês bilíngues estimulam partes do cérebro que os que aprendem apenas um idioma não conseguem ativar. Com isso, a percepção de sons e idiomas pode ser diferente.
Vantagens do ensino em português e inglês
Para os pais que ainda estão em dúvida sobre os benefícios de uma educação bilíngue, é importante explorar as vantagens deste método de ensino. Segue uma lista dos principais:
Continua depois da publicidade
1- Aprimorar o desenvolvimento do cérebro:
Uma educação bilíngue pode contribuir para o desenvolvimento de um cérebro que pensa rápido, se adapta às adversidades e tem uma rápida capacidade de solucionar problemas. Isso acontece porque, no decorrer da aprendizagem, a alternância entre os idiomas se torna cada vez mais natural.
> Calor e saúde: saiba como se prevenir das doenças típicas da estação
2- Oportunidades desde cedo:
Atualmente, o conhecimento de um outro idioma (em especial, o inglês), deixou de ser um diferencial para ser um pré-requisito em qualquer contratação. Mas além desta característica, que está atrelada ao mercado de trabalho, ter um segundo idioma pode contribuir para se destacar em processos acadêmicos, intercâmbios, bolsas de estudo, entre outros.
3- Facilitar o aprendizado de outros idiomas:
Quando a pessoa tem um aprendizado bilíngue, torna-se mais fácil seguir os estudos e se aprofundar em um terceiro ou quarto idioma. Isso acontece porque o cérebro já está habituado em todos os processos que envolvem aprender outra língua.
4- Expandir o entendimento de mundo:
Com o mundo cada vez mais globalizado, o conhecimento de um segundo idioma torna-se necessário para chegar cada vez mais longe. Isso é válido não apenas para intercâmbios ou viagens, mas para acesso facilitado a livros, séries, músicas, jogos e conversas com estrangeiros.
Continua depois da publicidade
5- Garantia de alta proficiência no idioma:
Quanto mais cedo o estudante passa a aumentar o seu vocabulário e estudar a construção de frases em outros idiomas, mais fácil será tornar-se fluente nele. Com a educação bilíngue, a comunicação em outro idioma acontece de forma natural.
Como acontece a educação bilíngue
A educação bilíngue vai muito além do que aprender um segundo idioma. Enquanto a escola de inglês, por exemplo, foca em ensinar tudo o que envolve a estrutura gramatical da língua, a escola bilíngue integra o idioma em todas as disciplinas. A grade curricular tende a ser a mesma de qualquer escola, com a diferença de que os conteúdos são abordados em português e na língua estrangeira ao mesmo tempo.
> Decoração holística pode trazer boas energias para o lar
É esta a proposta metodológica oferecida pelo Colégio Santa Terezinha, localizado na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Florianópolis (SC). Desde os primeiros passos no universo dos estudos, os alunos terão acesso a atividades e conteúdos que transformam o aprendizado em inglês algo natural. A escola tem quase 30 anos de história, e passou a implementar um segundo idioma para diferenciar-se do ensino convencional no início de 2022.
Na rotina educacional, os estudantes do Colégio Santa Terezinha tem acesso a atividades multidisciplinares, lúdicas e interativas. O objetivo vai muito além do que aprender inglês: é desenvolver o senso crítico, a criatividade e as habilidades socioemocionais nos dois idiomas. Além disso, a metodologia do Santa Terezinha propõe que o ensino aconteça através do respeito às diferenças individuais e aspectos de cada criança.
Continua depois da publicidade
Além de possuir uma grade curricular completa e didática, o Colégio Santa Terezinha se destaca em estrutura, com salas de aula climatizadas e equipadas com lousas interativas. Os alunos podem contar com laboratórios de ciências e tecnologia, piscina térmica e biblioteca. Outro grande diferencial está na disponibilidade de atividades esportivas e culturais gratuitas, além de projetos voltados à sustentabilidade ambiental.
 
				 
                                    