A banana é uma das frutas mais presentes na nossa alimentação. De modo que ela é base para o café da manhã, a sobremesa, o lanche e aparece até no almoço de algumas pessoas. Assim, muita gente acredita que o ser humano sempre consumiu essa iguaria do reino vegetal. Porém nem sempre foi desse jeito. Assim como várias outras frutas, a banana também passou por um processo de domesticação e sua versão selvagem é bem diferente do que temos nas feiras hoje.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Como era a banana antes da domesticação?

Muita gente pode não saber, mas a banana selvagem era muito diferente do que temos hoje. Segundo a revista Science, há cerca de 7 mil anos atrás, as espécies que existiam contavam com várias sementes pretas na polpa. Algo que tornava comer a fruta uma missão praticamente impossível. 

Tanto que nesse período as pessoas comiam a flor da árvore da banana e os tubérculos subterrâneos das Árvores. Em geral segundo a revista, os cientistas acreditam que o ancestral da banana atual veio da região da Índia e da Austrália. Sendo que os primeiros exemplares domesticados devem ter aparecido em Papua Nova Guiné.

Como a banana foi domesticada?

No início o consumo maior era de banana selvagem. Segundo um artigo no The Cconversation, a população de Papua Nova Guiné coletava e consumia uma variedade de frutos selvagens, desde fruta pão até diferentes tipos de nozes.

Continua depois da publicidade

Todavia, a partir de um certo momento, há cerca de uns 6.000 anos atrás, os registros arqueológicos da espécie selvagem começaram a se perder o que indica a preponderância da versão domesticada.

Além disso, o artigo também aponta que outros países da região receberam a mesma fruta algo que indica um intercâmbio dessa versão que provavelmente é proveniente de misturas genéticas entre espécies distintas.

Benefícios da banana

Por mais que ainda existem bananas selvagens nas florestas úmidas da Ásia, a maior parte da banana que consumimos é doméstica. Isso não é sem razão, já que a fruta de polpa doce oferece vários benefícios. Conforme o site Healthline, esses são alguns dos comprovados cientificamente.

Continua depois da publicidade

  • Rico em nutrientes como fibra, vitamina c e potássio; 
  • Regula a saúde digestiva;
  • Rico em antioxidantes;
  • Recomendado para quem quer perder peso;
  • Ajuda na saúde cardíaca por conta do potássio.

Leia também

Flor-Cadáver: Conheça a maior planta do mundo e por que ela tem “cheiro de morte”

Comer nozes todos os dias pode mudar sua vida

Os sinais que os meteorologistas buscam na formação de um ciclone tropical 

Destaques do NSC Total