Recentemente, uma planta floresceu no Jardim Botânico Real, em Edimburgo na Escócia e pessoas da Europa e do mundo inteiro estão viajando apenas para vê-la. Ela é a Flor-Cadáver, uma das maiores plantas existentes e que tem um cheiro bastante característico, que alguns até chamam de “Cheiro de Morte”. Entenda quais são as principais características dessa flor.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
O que é a Flor-Cadáver?
Antes de tudo, precisamos explicar o que é a Flor-Cadáver. Conforme o Jardim Botânico dos Estados Unidos, a Amorphophalius titanius é a maior inflorescência não ramificada do reino vegetal. Em geral, a flor pode chegar a cerca de 3 metros de altura e só floresce por dois ou três dias a cada dois ou três anos. A título de curiosidade, o nome científico significa falo gigante sem forma.
Características da flor
Já o site Escola da Botânica traz outras características importantes dessa planta. Como por exemplo, o fato de viver cerca de 40 anos, e florescendo poucas vezes nesse período. Além disso, é da família Araceae, a mesma de espécies como Costela-de-Adão e Lírio da paz. Por fim, ela está bastante presente nas florestas tropicais da Indonésia, em seu habitat natural.
Continua depois da publicidade
De onde vem o “Cheiro de morte”?
Mas quais as razões que levam a Flor-Cadáver a ter um odor parecido com algo podre ou morto. Segundo a revista American Scientist o cheiro vem do processo de produção de calor conhecido como termogênese. Já que essa planta é carnívora, esse odor do calor produzido parece com o cheiro de carne podre para atrair besouros “carniceiros”.
Em termos químicos, os compostos que geram o “Cheiro de Morte” em suma são os sulfetos. Principalmente o dimetil trissulfeto, que empresta a essa inflorescência o característico cheiro de animais.
Por que a Flor-Cadáver chama tanto a atenção?
O florescimento da Flor-Cadáver gera atenção do público em locais fora do habitat natural, principalmente, pelo seu tamanho e pela raridade que a planta floresce ao longo de sua vida.
Continua depois da publicidade
Leia também
Especialista forense explica como uma autópsia é feita
Os sinais que os meteorologistas buscam na formação de um ciclone tropical
Como montar um cronograma de estudos eficientes para o Enem