O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22) após um mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela garantia da ordem pública. Por isso, a prisão do político não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Federal, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) havia convocado uma vigília em apoio ao ex-presidente na última sexta-feira (21). Os policias avaliaram que o ato representava risco para participantes e agentes.
O ex-presidente foi detido por volta das 6h, e o comboio que o transportava chegou à sede da PF às 6h35min. Por volta das 7h deste sábado, ele passava por uma avaliação médica. Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde ficará em uma sala de Estado, espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras altas figuras públicas.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado por liderar uma organização criminosa por tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente estava em prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto, em medida tomada também, à época, por conta do descumprimento de medidas cautelares.
Até a última atualização desta reportagem, a defesa do ex-presidente ainda não tinha se manifestado.
Continua depois da publicidade
Relembre o julgamento de Bolsonaro
Julgamento de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe após as eleições de 2022. A pena foi definida ao final do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 11 de setembro deste ano.
Bolsonaro foi condenado por 4 votos a 1 em cinco crimes: organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. O ex-presidente também foi condenado a multa que pode ultrapassar os R$ 300 mil — o valor exato definido foi de 124 dias-multa, sendo cada dia-multa fixado no valor de dois salários-mínimos na época dos fatos.
O político teve redução de pena nos crimes por ter mais de 70 anos, mas teve a punição aumentada por outros agravantes, como o papel de líder da organização criminosa, segundo a maioria dos ministros do STF.
Continua depois da publicidade
Do total da pena, 24 anos e 9 meses são de reclusão, pena imposta a crimes mais graves e que preveem punição em regime fechado, e 2 anos e 9 meses de detenção, pena para crimes de menor gravidade, com pena em regime semiaberto ou aberto. Pelo fato de a condenação total ter sido superior a 8 anos, porém, o ex-presidente precisará começar a cumprir a pena em regime fechado.













