nsc
    hora_de_sc

    Você sabia?

    O que é equinócio de outono? Entenda o fenômeno que começa neste sábado em 2021

    Saiba tudo sobre equinócio de outono: descubra o que é de fato esse termo, quando ocorre e quanto tempo dura

    20/03/2021 - 04h00 - Atualizada em: 20/03/2021 - 06h12

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação Hora
    Descubra o que é equinócio de outono
    Descubra o que é equinócio de outono
    (Foto: )

    O verão acabou, e o outono chegou. Mas o que marca o início do outono? O responsável é um fenômeno chamado equinócio de outono, que sempre acontece no hemisfério sul nos dias 20 ou 21 de março.

    Mas, afinal, o que é equinócio de outono? Confira, abaixo, curiosidades sobre esse fenômeno astronômico.

    > Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    O que é equinócio de outono?

    O equinócio de outono, também chamado de “ponto libra”, é um fenômeno astronômico. 

    Como a Terra tem movimento de translação e é inclinada, o planeta recebe a luz do Sol de formas diferentes ao longo do ano. Com o equinócio de outono, o Sol incide de maneira mais intensa, alinhada e equilibrada na linha do Equador - aquela linha imaginária bem no meio da Terra, que divide os hemisférios norte e sul.

    Quando isso acontece, o hemisfério sul passa a receber menos luz do Sol do que no verão. Nessa estação mais quente, os dias costumam ser mais longos, porque há mais luz do Sol. O equinócio de outono, porém, muda isso: nos três meses seguintes ao fenômeno, os dias e as noites têm quase a mesma duração - cada um dura cerca de 12 horas.

    Descubra o que é equinócio de outono
    O outono ocorre sempre em março, no hemisfério sul
    (Foto: )

    É interessante notar que o próprio nome, equinócio, já traz esse conceito. "Equinócio" significa “noite igual”. De origem latina, a palavra é a junção de dois vocábulos: aequus (igual) e nox (noite).

    O equinócio de outono não é o único fenômeno desse tipo. Há também o equinócio de primavera, que ocorre em setembro e que marca, claro, o começo da primavera. Novamente, o equinócio equilibra o período da luz do Sol, já que, no inverno (que antecede a primavera), as noites são mais longas.

    > Puchalski explica por que o outono começa às 6h38min deste sábado

    Quando ocorre o equinócio de outono?

    Há uma pequena variação nas datas do equinócio: no hemisfério sul, ele pode ocorrer no dia 20 ou no dia 21 de março, dependendo do ano. Em 2021, o equinócio ocorre exatamente às 06:37 do dia 20.

    Enquanto ocorre o equinócio de outono no hermisfério sul, o equinócio de primavera acontece no hemisfério norte. 

    Os hemisférios sul e norte sempre têm as estações trocadas (outono e primavera, verão e inverno), porque elas são definidas justamente da incidência da luz solar sobre a Terra.

    Quanto tempo dura o equinócio de outono?

    O equinócio de outono define a estação do ano. Portanto, ele dura três meses - o mesmo período do outono.

    Como há luz solar moderada no hemisfério, a temperatura também baixa. É por isso que outono e primavera sempre têm as temperaturas mais amenas no ano.

    No hemisfério sul, ele vai do fim de março até o fim de junho. No hemifério norte, é de setembro a dezembro.

    Mas o que, afinal, define o fim do equinócio? Ele é substituído por outro fenômeno, o solstício, que chega trazendo o inverno e o verão.

    > Frio marca começo do outono em SC; entenda a influência do La Niña

    O que é solstício?

    Solstício é outro fenômeno astronômico, também guiado pela incidência de luz solar sobre a Terra. Enquanto o equinócio define o início do outono e da primavera, o solstício define o começo do inverno e do verão.

    Descubra o que é equinócio de outono e solstício
    O solstício define o início do verão
    (Foto: )

    Como explicamos acima, o equinócio ocorre por causa do posicionamento médio do Sol em relação à Terra. No solstício, é diferente: o posicionamento do Sol está em seu limite máximo.

    Durante o fenômeno a luz solar incide com mais intensidade no Trópico de Câncer, no hemisfério norte, ou no Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul.

    Durante o solstício de verão, os dias são mais longos. No de inverno, as noites é que duram mais tempo. Isso ocorre especialmente em regiões mais ao norte do planeta, como o Alasca, e mais ao sul.

    Como acontece com o equinócio, o solstício também ocorre de diferentes formas no hemisfério norte e no hemisfério sul. Enquanto o hemisfério norte, por exemplo, tem o solstício de verão (em julho), o hemisfério sul tem o solstício de inverno.

    Leia também:

    > Santa Catarina está na segunda região mais propícia a tornados em todo o mundo, diz pesquisa

    > Saiba mais sobre o início do outono 2021 e veja curiosidades sobre a estação

    Colunistas