Sabe aquele típico pãozinho do dia a dia? Ele é um alimento altamente cancerígeno. Outros nomes como bolos, doces, linguiças e cervejas também aparecem na lista de especialistas. Por isso, apesar de tão comuns no dia a dia é preciso ter cuidado ao consumir produtos ultra processados.

Continua depois da publicidade

O alerta do oncologista Juan Felipe Córdoba não é para que assustar ou desesperar aqueles que consumem esses itens, mas orientar sobre quais devem ser evitados na rotina alimentar dos pacientes. 

Mas qual a porção certa para evitar problemas? A resposta está na concentração química.

Quais os cinco “vilões” do prato quando o assunto é câncer

Quais os outros hábitos que são considerados perigosos?

O fumo continua sendo um dos maiores agressores da saúde humana, incluindo os vapes e o tabaco tradicional de mascar. 

Continua depois da publicidade

Córdoba destaca que “a ligação entre o tabagismo e o desenvolvimento de vários tipos de câncer, como o câncer de pulmão, está bem estabelecida.”

Além disso, ele enfatiza que os cigarros eletrônicos não são alternativas seguras e provocam danos severos aos tecidos do pulmão. 

O uso contínuo desses dispositivos expõe o usuário a toxinas que aceleram o envelhecimento celular e a formação de massas malignas.

Continua depois da publicidade

Por fim, o uso abusivo de álcool é citado como fator contribuinte para tumores no fígado, laringe e esôfago, exigindo atenção redobrada.

Escolhas do editor para você: Vegetal ignorado pela maioria se torna esperança na batalha contra o câncer e 3 ideias de drinks refrescantes para reaproveitar as frutas paradas na sua cozinha