nsc
hora_de_sc

Fiscalização

Estabelecimentos são multados por descumprir regras contra a Covid-19 em Florianópolis

Foram 22 estabelecimentos vistoriados e três multas nas primeiras horas de fiscalização reforçada por conta do feriadão de Finados

31/10/2020 - 07h42 - Atualizada em: 31/10/2020 - 08h25

Compartilhe

Por Guilherme Simon
Guarda Municipal de Florianópolis
Ações são realizadas pela Guarda Municipal e pela Vigilância Sanitária de Florianópolis
(Foto: )

As primeiras horas de fiscalização reforçada em Florianópolis por conta do feriadão de Finados tiveram 22 estabelecimentos vistoriados na noite desta sexta-feira (30), com três multas aplicadas. A ação, realizada pela Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, busca manter o cumprimento das regras sanitárias contra o coronavírus.

> Casos ativos de coronavírus em SC crescem 33% em 7 dias; Vale do Itajaí lidera alta

De acordo com a prefeitura, as fiscalizações ocorreram em bares, restaurantes e pizzarias. Os trabalhos foram realizados nos bairros Ingleses e Jurerê, no Norte da Ilha, e também no Centro e região continental da cidade.

Os estabelecimentos foram multados por falta de distanciamento entre mesas, uso incorreto das máscaras e aglomeração. A multa por infração é de R$ 2.500, mas pode aumentar se houver novo descumprimento, chegando a até R$ 500 mil, conforme a prefeitura.

A Prefeitura de Florianópolis reforçou a fiscalização em praias, bares e restaurantes durante o feriadão de Finados com a intenção de impedir aglomerações como as registradas em fins de semana e feriados anteriores.

A Capital catarinense já registrou 19,9 mil casos de Covid-19 e 161 mortes pela doença desde o início da pandemia, e vive um aumento de novos infectados nas últimas semanas. A alta de novos casos volta a pressionar o sistema de saúde. Na manhã deste sábado (31), a taxa de ocupação dos leitos para adultos era de 88,42%.

A cidade está em uma das oito regiões com risco grave para transmissão do coronavírus, de acordo com o mapa de risco do governo estadual.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Ao previsão da prefeitura é que ao menos 80 agentes da Guarda Municipal (GMF) fiscalizem locais na cidade ao longo do feriadão, incluindo as praias, que são mais de 40 na capital. A prefeitura destaca que denúncias podem ser feitas a Guarda Municipal de Florianópolis pelo telefone 151, pela Polícia Militar no 190 ou no site do covidômetro na aba "Denúncias Vigilância Sanitária".

Colunistas