A Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão voltou a operar na manhã desta terça-feira (30). A captação de água foi desligada preventivamente após um acidente com caminhão na Serra Dona Francisca provocar vazamento de produto químico no Rio Seco, em Joinville. Apesar da reativação, testes de qualidade ainda estão em andamento e ainda não é possível saber quando o abastecimento será normalizado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

VÍDEO: Veja o momento do acidente que causou vazamento em rio de Joinville

Desde a madrugada, técnicos da Companhia Águas de Joinville fazem a análise das amostras, que são coletadas a cada meia hora no local. Ainda há bastante espuma no local, no entanto, conforme as últimas coletas, a concentração de ácido sulfônico estava abaixo de 0,5 mg/L, por isso a ETA foi religada.

Neste momento, está sendo feito o processo de tratamento da água, que leva entre 1h30 e 2h. Após a conclusão do tratamento, a água passará por um novo teste laboratorial para atestar a qualidade. Somente após o resultado deste teste ela começará a ser distribuída para abastecer os reservatórios.

Continua depois da publicidade

O acidente

Um caminhão com um carregamento de ácido sulfônico tombou e pegou fogo na manhã desta segunda-feira (29), na SC-418, na Serra Dona Francisca, em Joinville.

Saiba o que é o ácido sulfônico e quais seus efeitos na natureza e no ser humano

De acordo com informações da Polícia Militar Ambiental de Joinville, o acidente aconteceu no Km 16. A carreta estava carregada com um produto químico chamado ácido sulfônico, usado para a fabricação de detergentes líquidos, desengraxantes, multiuso, limpa alumínio e limpadores em geral.

Após o acidente, o carregamento vazou e a rodovia precisou ser interditada. O motorista sofreu ferimentos e continua internado no Hospital São José. O estado de saúde da vítima é considerado estável.

Continua depois da publicidade

Leia também

Força-tarefa avalia causas e danos ambientais do acidente com ácido sulfônico em SC

Polícia vai investigar espuma e contaminação por ácido sulfônico em rio de Joinville

Do que depende a volta da produção de água no Cubatão, em Joinville

Destaques do NSC Total