Estudantes, servidores e professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) voltam às urnas nesta terça-feira (3) para escolher o novo reitor da instituição. A votação em segundo turno tem como candidatos os professores Maurício Gariba Júnior, atual reitor, e Zízimo Moreira Filho, atual diretor do Câmpus Florianópolis. O mandato da nova gestão será de 2025 a 2029.
Continua depois da publicidade
Podem votar professores, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do IFSC, de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, inclusive a distância.
O primeiro turno ocorreu no dia 15 de maio, com três candidatos. O resultado levou Gariba (índice de votação de 24,65) e Zízimo (índice de votação de 30,27) ao segundo turno. O candidato Jesué Graciliano da Silva teve índice de votação de 12,87, ficando de fora do segundo turno. No primeiro turno também foram escolhidos os diretores-gerais dos 22 câmpus do IFSC.
Pelo cronograma do processo eleitoral, a publicação final do resultado das eleições será feita em 10 de junho. Após homologação dos resultados pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC, o processo eleitoral seguirá para o Ministério da Educação (MEC), que deve encaminhar o nome do reitor eleito para a nomeação pelo presidente da República.
Quem são os candidatos
Maurício Gariba Júnior, 63 anos, é professor do IFSC desde 1989. Graduado em Engenharia Elétrica, é mestre em Inteligência Aplicada e doutor em Mídia e Conhecimento. Fez dois pós-doutorados na Espanha. Foi diretor-geral do Câmpus Florianópolis, onde ocupou também coordenadorias e assessorias. É o atual reitor do IFSC.
Continua depois da publicidade
Zízimo Moreira Filho, 63 anos, é professor do IFSC desde 1987. Graduado em Engenharia Mecânica e mestre em Engenharia de Materiais. É o atual diretor-geral do Câmpus Florianópolis.
Leia também
Alunos com carro de luxo, empresários e servidores estão entre beneficiados do Universidade Gratuita
Universidade Gratuita terá mudança após reclamações de estudantes não contemplados
Quem é o reitor mais jovem de SC que vai comandar Acafe após saída de Luciane Ceretta
 
				 
                                    