nsc
hora_de_sc

Recuperada

"Eu sou exemplo da importância de se vacinar" diz Ana Maria de volta ao Mais Você

Após duas semanas afastada por Covid-19, a apresentadora retorna ao programa matinal

19/07/2021 - 10h07

Compartilhe

Mayara
Por Mayara Souto
Ana Maria Braga e especialista
Mais você fala sobre importância da vacinação contra a Covid-19
(Foto: )

Após duas semanas afastada por estar com Covid-19, a apresentadora Ana Maria Braga retornou nesta segunda-feira (19) ao programa Mais Você, da Globo. Ela comentou sobre a experiência com a doença, como a vacina foi importante, além de conversar com especialista. 

> Receba notícias do NSC Total em seu WhatsApp

Ana Maria relatou que chegou para trabalhar normalmente e fez o exame quinzenal de RT-PCR como é da prática da emissora.

— Eu fiz o exame e já estava me maquiando quando a moça me disse que deu positivo. [Esse vírus] é muito traiçoeiro. Tomei todos os cuidados. Não saio de casa, só venho aqui. Em algum momento eu cruzei com alguém que estava positivado — comentou ela.

A apresentadora recebeu ao vivo a médica pneumologista Elanara Negri, que foi responsável pelo tratamento dela. Juntas, elas comentaram sobre a importância da vacina contra a Covid-19. "Eu sou a prova de que a vacina não impede que a pessoa pegue Covid, mas também de que é importantíssimo se vacinar", disse Ana. A especialista acrescentou: 

— Quando você toma vacina está protegendo você e os outros. E você fica alguém que vai ter a doença bem mais leve do que teria sem. Quanto mais gente vacinada no país, menor é a procura por UTI. Todas vacinas são eficazes em previnir os casos graves e todas são eficazes para novas variantes.  

> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre

Ana Maria ainda comentou que mesmo com sintomas leve, a doença para ela "foi terrível, porque te deixa em condições que você não tem vontade de fazer nada, te derruba na cama". E ainda brincou sobre a perda do paladar e olfato: "Gracas a Deus está voltando, se não, não ia conseguir trabalhar". 

Efeitos pós-Covid

A apresentadora comentou que recebeu algumas injeções de anticoagulantes. A médica afirma que trombose em vários órgãos do corpo é um dos principais riscos da Covid. E que os remédios que Ana utilizou são para evitar isso. Ela ainda acrescenta outros perigos como amnésia, dificuldade de pensamento, insuficiência renal e infecções.

> Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Terceira dose da vacina

A médica pneumologista Elnara Negri comentou sobre a importância de vacinar toda população com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Além disso, ela também explicou a possibilidade de terceira dose:

— Existe o envelhecimento da imunidade, em que pessoas com mais de 70 anos tem respostas imunológicas menores. Essas pessoas vão precisar de terceira dose de qualquer vacina. 

> Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

A especialista ainda confirma que o ideal para o Brasil é que 70% da população esteja vacinada com as duas doses, o que deve acontecer por volta de dezembro, segundo ela. Atualmente, menos de 16% da população está vacinada. E deixa alerta para o momento quer vivemos: "mesmo vacinados, precisamos continuar usando máscara e lavando as mãos".

Leia também

EUA lançam alerta sobre síndrome autoimune em vacina da Janssen contra Covid-19

Efeitos colaterais da Janssen; veja as reações mais relatadas

Efeitos colaterais da CoronaVac; veja as reações mais relatadas

Colunistas