O Brasil e a África do Sul foram incluídos em uma lista de observação sobre tráfico de pessoas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos nesta segunda-feira (29). De acordo com o órgão americano, os países cometeram falhas em demonstrar progresso em relação ao tema. As informações são da CNN.
Continua depois da publicidade
A lista faz parte de um relatório divulgado anualmente que avalia os esforços dos países para combater o trabalho forçado, tráfico sexual e outras formas de tráfico de pessoas. Nesta segunda-feira, o relatório foi publicado, após a demissão de grande parte dos funcionários do escritório que o elaboraram.
O Brasil e a África do Sul foram inseridos na Lista de Vigilância Nível 2 do relatório. Isso que dizer que eles devem demonstrar maiores esforços na questão. Caso contrário, poderão enfrentar sanções dos Estados Unidos.
Para os EUA, a África do Sul realizou esforços significativos, que “incluíram o lançamento da primeira força-tarefa subprovincial do país e a condenação de mais traficantes. No entanto, o governo identificou menos vítimas, investigou menos casos e iniciou menos processos”. Além disso, o governo brasileiro também iniciou menos investigações e processos em relação a outros anos, segundo o documento.
— O tráfico de pessoas é um crime horrível e devastador que também enriquece organizações criminosas transnacionais e regimes imorais e antiamericanos — disse o secretário de Estado, Marco Rubio.
Continua depois da publicidade
Leia também
Encontro de Trump e Netanyahu termina em proposta para acabar com guerra em Gaza
Donos de quiosques ameaçados de demolição exigem prazo maior em Florianópolis