O movimento Antonietas, da NSC, celebra o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha com um evento especial. Antonietas: Potências Negras reunirá quatro mulheres inspiradoras, que dividirão experiências em uma manhã de trocas e bate-papo com mediação da jornalista Carol Fernandes, da NSC. O evento acontece no dia 25 de julho, às 9h, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Continua depois da publicidade

Além das conversas, o evento traz apresentações artísticas do Coletivo Pegada Nagô. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em sympla.com.br. O evento é mais uma das ações que marcam um ano do movimento, que já reverberou mais de 400 conteúdos sobre a força da mulher catarinense em todos os veículos da NSC.

— É um movimento importante para marcar a data e celebrar a mulher negra catarinense, mas é um evento para todos. Um espaço de reflexão da luta contra o racismo, que depende do envolvimento de toda a sociedade — afirma Carol Fernandes, que será a apresentadora e também conduzirá o bate-papo com as convidadas.

Estarão no local trazendo suas histórias de vida, Fabiana de Freitas Silveira (formada em Serviço Social pela UFSC), Sônia Carvalho (gerente da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis e vice-presidente da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros), Luciane Pereira (escritora, líder quilombola e educadora), Ana Paula Lemos (comunicadora Social e Sommelière de Vinhos).

Conheça as convidadas do evento Antonietas: Potências Negras

Fabiana de Freitas Silveira – Formada em Serviço Social pela UFSC

Fabiana tem 45 anos, é natural de Florianópolis e moradora do Maciço do Morro da Cruz. É assistente social formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2024.

Continua depois da publicidade

“Sempre sonhei em ingressar em uma universidade pública e, graças à luta dos que abriram caminhos antes de mim, conquistei essa oportunidade aos 39 anos, por meio da Lei de Cotas”.

Foi durante a graduação, no curso de Ciências Contábeis, que foi diagnosticada com câncer de mama. Durante o tratamento da doença, mudanças a levaram a um processo de reconstrução enquanto mulher negra. Fabiana participa ativamente de coletivos negros de Florianópolis.

Sônia Carvalho – Vice-presidente da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros

A pedagoga formada pela UDESC, tem 60 anos, é nascida e criada no Balneário do Estreito, em Florianópolis.

Sônia é neta de Dona Geninha, figura importante no carnaval de Florianópolis, conhecida por ser a primeira mulher a presidir uma escola de samba na cidade.

Continua depois da publicidade

Sonia atua na rede municipal de ensino de Florianópolis e é gerente pedagógica da EJA e Conveniadas na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Luciane Pereira – escritora, líder quilombola e educadora

Luciane tem 42 anos e é natural de Imbituba, Sul catarinense. Mãe, professora, pesquisadora e militante quilombola, com mais de 15 anos de experiência na Educação Escolar Quilombola. Atua no fortalecimento das comunidades quilombolas catarinenses por meio da educação e da literatura.

Como professora, desenvolve projetos pedagógicos que valorizam o conhecimento tradicional e a história afro-brasileira.

Atualmente é presidenta da Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Aldeia (ACORQUIAL), em Garopaba.

Continua depois da publicidade

Ana Paula Lemos – Comunicadora Social e Sommelière de Vinhos

Ana Paula tem 28 anos, e é natural de São Joaquim, na Serra Catarinense. É comunicadora social e sommelière de vinhos.

m 2023 idealizou a Confraria Sarará, projeto que conecta mulheres pretas ao universo dos vinhos. Em dois anos, o grupo já reúne mais de 100 integrantes, promovendo encontros que fortalecem laços e fomentam a troca de experiências.

Ana Paula também desenvolve e produz o evento “Vinho e Samba”, que além de celebrar a cultura brasileira, serve como um ponto de encontro para a promoção da diversidade e inclusão no cenário do vinho.

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Continua depois da publicidade

Serviço

O que: Antonietas – Potências Negras
Quando: 25/07 (sexta-feira), das 9h às 11h
Onde: Auditório Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Florianópolis
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/antonietas-potencias-negras/3020403

Leia também

Professora de SC aceita convite inédito e está entre os enviados especiais da COP30: “Honra”

Conheça o projeto de mulheres que traduziu poemas inéditos de cinco autoras italianas