A Oktoberfest de Munique, na Alemanha, foi suspensa temporariamente depois de uma explosão ser registrada em um imóvel próximo ao local da festa. A organização divulgou a decisão nesta quarta-feira (1º). Ao menos uma pessoa morreu no incêndio e outra está desaparecida.

Continua depois da publicidade

“A Oktoberfest permanecerá fechada provisoriamente até as 17h (12h de Brasília) por um alerta de bomba, relacionado com uma explosão no norte de Munique”, informou a organização no site do evento.

Tiros e explosões foram ouvidos no Norte de Munique. A polícia disse que encontrou uma van completamente queimada e artefatos explosivos em um prédio residencial na região onde ocorreu o incidente (veja algumas fotos abaixo).

“De acordo com os primeiros elementos da investigação, o prédio residencial foi incendiado após uma disputa familiar”, indicou a polícia.

Segundo as autoridades, forças especiais precisaram ser chamadas para desarmar armadilhas encontradas no edifício. Agora, é investigado um possível vínculo com a Oktoberfest, que é celebrada perto do centro da capital da Baviera. Uma conexão com um movimento antifascista chamado “Antifa” também não é descartada depois de uma publicação feita na internet.

Continua depois da publicidade

Um texto intitulado “Antifa significa ataque” foi publicado no site indymedia.org na manhã desta quarta. “Nas primeiras horas da manhã, incendiamos vários carros de luxo no norte de Munique e fizemos visitas domiciliares. Além disso, a caminhada matinal de um fascista não terminou muito bem”, diz o texto.

A edição deste ano da mundialmente famosa Oktoberfest, começou em 20 de setembro e está programada para terminar no próximo domingo (5). Em 2024, o evento recebeu 6,7 milhões de visitantes.

Alerta publicado no site oficial da Oktoberfest (Foto: Reprodução)

Leia também

Megadesfile da Oktoberfest 2025 encanta pelas cores e sob olhar de 250 mil pessoas

Festas de outubro terão companhia de “gangorra climática” em Santa Catarina

Oktoberfest Blumenau 2025 quer reunir todas as rainhas e princesas em celebração histórica