Experiência, tecnologia, conhecimento, integração e networking marcaram a 33º edição da ExpoSuper, um dos maiores eventos em geração de negócios de Santa Catarina. A Feira aconteceu entre terça (21) e quinta-feira (23), e contou com mais de 200 expositores, 40 painéis e palestras sobre assuntos relevantes do setor, e ainda, workshops práticos. O evento foi organizado pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), e integrou as comemorações de 50 anos da instituição.

Continua depois da publicidade

> Saiba como aproveitar o último dia da 33ª ExpoSuper

Esta feira de a de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados é um dos eventos mais importantes do setor supermercadista catarinense. Desta vez, ela aconteceu no Complexo Expoville, em Joinville (SC), com o tema “Acelerando as Transformações do Varejo”. Por isso, a programação do evento contou com uma vasta variedade de assuntos, que abordaram desde a tecnologia neste mercado até estratégias de venda, cultura organizacional e logística.

Este foi o primeiro grande evento do setor supermercadista após dois anos de restrições devido à pandemia. Durante os três dias de encontro, milhares de pessoas passaram pelo Complexo Expoville, entre elas, proprietários, diretores, gerentes, executivos, e grandes tomadores de decisão do setor de supermercados. Devido ao público altamente qualificado que tradicionalmente visita a Feira, a ExpoSuper tornou-se referência nacional no assunto, através da movimentação de milhões de reais em negócios.

Além de oportunizar negócios e parcerias entre fornecedores e empreendedores, o evento permitiu que os supermercadistas e demais participantes se atualizassem nas principais tendências do setor. Além disso, houve a troca de contatos entre todo o setor, através das mais de 30 horas de congresso e exposição.

Continua depois da publicidade

Tecnologia como ferramenta fundamental na humanização

O setor supermercadista é um dos principais impulsionadores da transformação digital, com tecnologias que se potencializam a cada instante. Diante deste contexto, e através das mudanças que atingiram este mercado nos últimos dois anos, um dos principais assuntos abordados durante os três dias de evento foram as ferramentas tecnológicas.

Arthur Igreja, sócio-fundador da Plataforma AAA Inovação, foi um dos palestrantes que esteve no evento para falar sobre o assunto. De acordo com ele, as ferramentas de transformação digital, quando aplicadas no setor mercadista, contribuem para apoiar os consumidores e elevar os patamares de excelência em atendimento ao cliente e simplificação.

— Inovação não é complicação. É garantir que, pelo menos uma pessoa por dia, tenha uma ótima experiência no seu estabelecimento, o que vai impulsionar as vendas e garantir a fidelização dos clientes. Facilitar a vida do seu cliente através da tecnologia tornou-se necessário para todos os setores — afirmou o empresário.

Além da palestra de Arthur, o evento contou com uma grande trilha de conteúdos sobre inovação e tecnologia, que apresentaram insights e dicas sobre plataformas digitais, plataformas e soluções. A experiência do cliente e as estratégias comerciais também ganharam destaque nos três dias de palestra.

Continua depois da publicidade

Para falar sobre a inovação na cultura organizacional, o evento contou com a participação da conselheira administrativa e sócia da Actavox Consultoria, Adriana Muratore. Ela destaca que, para que os empreendedores do setor supermercadista permaneçam ativos e lucrativos, o medo de inovar deve ser substituído por novas maneiras de pensar e explorar as novas tecnologias.

— Quem trabalha no varejo tem que estar antenado nas inovações. Este setor, inclusive, age como um avaliador das novas tendências tecnológicas, já que há a oportunidade de testar e adotar diversas soluções de acordo com os caminhos que cada negócio pretende seguir. Todo mundo que trabalha em outros setores, precisa estar atento ao que acontece no varejo, pois é ali que surgem as principais inovações — avalia a consultora.

Premiação para os melhores expositores

Para valorizar o trabalho dos mais de 200 expositores que participaram da ExpoSuper, o evento contou com o Prêmio Mérito ACATS ExpoSuper 2022. Através dele, as marcas fornecedoras que apresentaram inovação, design e criatividade, foram premiadas a partir de 18 categorias. Esta ação aconteceu a partir da parceria entre a Acats com a Associação Brasileira de Marketing no Varejo (Popai Brasil).

Veja mais detalhes sobre a ExpoSuper no site da Feira.

Leia também

Inovações e volta ao presencial: o que foi destaque da Exposuper em Joinville

Acats vai comemorar 50 anos na Exposuper, que abre dia 21 em Joinville

Vendas online em supermercados dobraram no Brasil durante a pandemia