O centenário conjunto arquitetônico do centro de Florianópolis que abrigava a antiga fábrica de bordados e rendas Hoepcke, nos altos da rua Felipe Schmidt, será reinaugurado agora como um complexo de gastronomia e entretenimento. Com bares, restaurantes, cafés e também um supermercado, o novo espaço vai ser aberto ao público às 11h da próxima segunda-feira (14).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A construção que agora vai alocar o Top Market, como é chamado o novo centro gastronômico, é de 1913 e precisou passar por obras de restauro e revitalização nos últimos cinco anos.

O projeto para viabilizá-las foi ainda mais longo, de quase 10 anos, segundo afirma a arquiteta Lilian Mendonça, que coordenou os trabalhos junto com o sócio e arquiteto suíço Peter Widmer. A proposta dos dois em adaptar o espaço se guiou pela preservação cultural da fábrica. Parte do antigo mobiliário, inclusive, foi recuperado e estará exposto no local, como uma grande máquina bordadeira.

— Não se trata de saudosismo, nem de congelar o passado ou o nosso tempo. O caminho que seguimos foi o de receber um acervo cultural edificado e propor a conversão do seu espaço para abrigar novos usos, de acordo com as demandas dos dias atuais. A herança cultural é dinâmica. É possível que as gerações futuras façam também uma nova reinterpretação — afirmou Mendonça, conforme divulgou a gestão do novo espaço em comunicado distribuído à imprensa.

Continua depois da publicidade

Além de outros elementos alusivos à história da fábrica, como um grande painel que exibe a linha do tempo dela, o Top Market terá ao todo 21 operações, incluindo também um espaço kids com brinquedos e monitores para atender as crianças e um amplo espaço para eventos culturais.

O conjunto arquitetônico prestes a ser reinaugurado e alocado em uma esquina terá ainda dois acessos: um pela Felipe Schmidt, no número 869, e o outro na rua Hoepcke, na altura do 168.

Leia mais

Folianópolis traz Ivete Sangalo e outros artistas a SC; veja tudo sobre ingresso e valores

Protesto em frente a quartel de Florianópolis revolta moradores; o que dizem PM e prefeitura

Uso do Largo da Alfândega como pista de skate é fiscalizado em Florianópolis

Destaques do NSC Total