Familiares, amigos e fãs se despedem de Preta Gil no velório aberto ao público que acontece nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, das 9h às 13h. A artista morreu no último domingo (20), após enfrentar um tratamento contra um câncer.

Continua depois da publicidade

O corpo de Preta chegou por volta das 7h e foi colocado no saguão do Theatro, em um caixão de cor clara. O espaço foi decorado com um painel de fotos da cantora, além de coroas de flores, incluindo uma enviada pelo presidente Lula (PT) e a primeira-dama Janja. A escola de samba Mangueira, da qual Preta foi rainha de bateria, também enviou flores.

Fãs formaram uma longa fila em uma estrutura montada pela prefeitura em frente ao local. Algumas pessoas levaram cartazes em homenagem à artista.

Familiares, como filho de Preta, Francisco, foram ao local usando roupas brancas. Também se despediram da cantora artistas como Taís Araújo, Thiaguinho, Malu Mader, Cláudia Abreu, Luís Miranda e Tiago Abravanel.

Após o velório, o corpo da artista será levado à capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência por volta das 15h. Lá, ocorrerá uma cerimônia de despedida exclusiva para familiares e amigos próximos até as 17h. O cortejo será feito no carro do Corpo de Bombeiros.

Continua depois da publicidade

Veja imagens da despedida

Preta Gil morreu aos 50 anos

Preta Gil morreu no último domingo, aos 50 anos. Ela lutava contra quatro tumores diagnosticados no ano passado, em dois linfonodos, no peritônio (com metástase) e na ureter.

Preta lutou contra o câncer anteriormente, e a doença entrou em remissão. Ela havia recebido o diagnóstico de um câncer no intestino em janeiro de 2023 e passou pelo tratamento quimioterápico. Em agosto daquele ano, ela passou por uma cirurgia e, em dezembro, comemorou o fim desta etapa.

Linha do tempo da doença de Preta Gil: da descoberta do câncer à luta contra as metástases

No entanto, em agosto de 2024, a cantora voltou a receber o diagnóstico da doença, e recomeçou o tratamento. Em exames de monitoramento, ela foi diagnosticada com dois tumores nos linfonodos, estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo; um nódulo no ureter, tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga; e metástase no peritônio, câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.

Continua depois da publicidade

Por recomendação de sua equipe médica, a cantora foi para os Estados Unidos para uma consulta com uma especialista nos tipos de tumor que ela tinha, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico. No final de janeiro, ela anunciou que passaria a usar uma bolsa de colostomia definitiva.

*Com informações da Quem e do g1.

Leia também

Gilberto Gil faz homenagem a Preta Gil: “Sempre vou ter orgulho de você”