O corpo de Preta Gil chegou por volta das 7h ao Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, onde ocorrerá o velório nesta sexta-feira (23), de acordo com a revista Quem. A despedida terá um cortejo pelo circuito dos blocos de carnaval, com velório aberto ao público das 9h às 13h. A artista morreu no último domingo (20), após enfrentar um tratamento contra um câncer.
Continua depois da publicidade
Familiares, amigos e fãs se despedem de Preta Gil em velório aberto ao público no RJ
Várias ruas no entorno do Theatro Municipal terão interdições para o acolhimento dos fãs, segundo a prefeitura da capital fluminense. Equipes do Centro de Operações e Resiliência (COR), CET-Rio, Guarda Municipal e Comlurb participarão do esquema, informou a prefeitura na quinta-feira (24).
De acordo com o município, o cortejo passará pelo circuito de megablocos da cidade, que ganhou o nome da artista. Festeira, Preta Gil foi uma grande incentivadora do carnaval de rua no Rio e comandava o “Bloco da Preta”.
A proibição de tráfego nas vias próximas do Theatro Municipal já começou no dia anterior, a partir das 19h. O corpo da artista chegou ao Aeroporto de Guarulhos na quinta, e foi levado para o Rio na mesma manhã.
Continua depois da publicidade
Após o velório, o corpo da artista será levado à capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência por volta das 15h. Lá, ocorrerá uma cerimônia de despedida exclusiva para familiares e amigos próximos até as 17h. O cortejo será feito no carro do Corpo de Bombeiros.
Veja imagens da despedida
Saiba a rota do cortejo
Após a cerimônia no Theatro Municipal, o cortejo seguirá pelo seguinte trajeto:
- Rua Araújo Porto Alegre – Av. Presidente Antônio Carlos – Rua Primeiro de Março – Av. Presidente Vargas – Avenida Francisco Bicalho – Viaduto do Gasômetro – pista lateral da Av. Brasil (Caju) – Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência).
Continua depois da publicidade
Quais são as proibições de estacionamento
Das 19h de quinta-feira (24) às 18h de sexta-feira (25):
- Toda a extensão da Avenida Treze de Maio.
Das 6h às 18h de sexta-feira (25):
- Rua Araújo Porto Alegre, em toda a extensão;
- Avenida Evaristo da Veiga, entre a Rua Senador Dantas e a Av. Rio Branco.
Das 23h de quinta (24) às 18h de sexta (25):
- Avenida Treze de Maio;
- Rua Manoel de Carvalho (esquina com Av. Treze de Maio).
Das 6h às 18h de sexta (25):
- Rua Araújo Porto Alegre.
Preta Gil morreu aos 50 anos
Preta Gil morreu no último domingo, aos 50 anos. Ela lutava contra quatro tumores diagnosticados no ano passado, em dois linfonodos, no peritônio (com metástase) e na ureter.
Preta lutou contra o câncer anteriormente, e a doença entrou em remissão. Ela havia recebido o diagnóstico de um câncer no intestino em janeiro de 2023 e passou pelo tratamento quimioterápico. Em agosto daquele ano, ela passou por uma cirurgia e, em dezembro, comemorou o fim desta etapa.
Linha do tempo da doença de Preta Gil: da descoberta do câncer à luta contra as metástases
No entanto, em agosto de 2024, a cantora voltou a receber o diagnóstico da doença, e recomeçou o tratamento. Em exames de monitoramento, ela foi diagnosticada com dois tumores nos linfonodos, estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo; um nódulo no ureter, tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga; e metástase no peritônio, câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.
Continua depois da publicidade
Por recomendação de sua equipe médica, a cantora foi para os Estados Unidos para uma consulta com uma especialista nos tipos de tumor que ela tinha, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico. No final de janeiro, ela anunciou que passaria a usar uma bolsa de colostomia definitiva.
*Com informações da Quem e do g1.
Leia também
Gisele Bündchen publica fotos raras do filho de cinco meses em viagem de férias
Gilberto Gil faz homenagem a Preta Gil: “Sempre vou ter orgulho de você”




