Uma fazenda em Matos Costa, no Planalto Norte de Santa Catarina, foi alvo de operação policial após investigação da Polícia Civil e Polícia Militar Ambiental (PMA) na última quarta-feira (10). Entre as irregularidades constatadas, foram identificados problemas sanitários e falsificação de documentos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Durante as fiscalizações, a polícia vistoriou cerca de 80 bois e identificou diversas incompatibilidades sanitárias, incluindo ausência de brincos de identificação, brincagem incompatível com o banco de dados, divergência da quantidade de animais com o cadastro, que não era atualizado há dois anos pelo proprietário; e guias de trânsito irregular de animais entre propriedades.
Fotos da operação policial em Matos Costa
Além disso, foram identificados indícios de falsificação de guias de trânsito animal e de notas fiscais de compra de animais, nas quais foram utilizadas, em tese, para obter financiamento bancário.
Continua depois da publicidade
A polícia fez a operação após receber uma denúncia anônima na ouvidoria da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), apontando possíveis fraudes nas movimentações do rebanho, o que, conforme a investigação, se confirmou.
O produtor foi notificado administrativamente para se adequar às normas sanitárias. Além disso, será instaurado procedimento policial para investigar o suposto esquema fraudulento.
Por conta do tamanho da propriedade, a polícia precisou utilizar drones para mapear a localidade e localizar o rebanho.
Leia também
Polícia descobre presença inédita de insetos em cadáveres humanos em SC
VÍDEO: Cervo invade casa de SC e biólogos criam plano de resgate para evitar morte por estresse
Sandy manda mensagem para moradora de SC que viralizou pela semelhança com a cantora