Durante a tradicional Festa de São João, realizada em São João do Itaperiú, três homens foragidos foram identificados e presos. Eles foram condenados por crimes graves, cometidos em Santa Catarina e no Paraná, e receberam penas de mais de 10 anos de reclusão. A prisão aconteceu no sábado (21).

Continua depois da publicidade

Segundo a Polícia Militar (PM), a identificação dos condenados foi possível devido à plataforma de monitoramento instalada no local do evento. O sistema “O Guardião”, cedido pelo Centro de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Barra Velha, foi implementado para aumentar a segurança dos moradores e turistas que visitavam a festa em São João do Itaperiú.

Como aconteceu prisão dos foragidos

Uma equipe da PM realizava uma ronda na festa quando a plataforma apontou a presença de possíveis foragidos da Justiça. O sistema utilizado conta com inteligência artificial e câmeras de monitoramento para reconhecimento facial com zoom de mais de um quilômetro.

Com a coleta das imagens da festa e as informações do banco de dados, a guarnição realizou a abordagem de cada um dos suspeitos, confirmou as identidades e deu voz de prisão a eles.

Dos três presos, dois foram condenados pela Justiça do Paraná por crimes graves e apenados com mais de 10 anos de reclusão. Um deles cometeu um homicídio em Curitiba, o outro foi condenado por estupro de vulnerável na cidade de Colombo.

Continua depois da publicidade

Já o terceiro preso, de Santa Catarina, era procurado por um episódio de vias de fato. Todos os presos foram conduzidos ao sistema prisional do estado para iniciar o cumprimento das penas.

O Guardião

De acordo com a Prefeitura de Barra Velha, a plataforma “O Guardião” está em fase de expansão. A tecnologia, inclusive, já conta com a instalação de mais de 10 novos dispositivos e pode auxiliar em situações de risco, emergências em praias, crianças perdidas e embarcações em áreas restritas.

— O sistema já demonstra resultados positivos, com registros de prisões e localização de pessoas desaparecidas durante eventos municipais, por meio da integração com o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) — disse o município durante reunião com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Veja quem são os criminosos mais procurados de Santa Catarina

Leia também

Joinville tem fim de semana violento com três assassinatos

Continua depois da publicidade

Motociclista que morreu atropelada em rodovia de SC era catequista: “Marcou muita gente”

Dupla encapuzada invade e rouba posto de combustível em Canoinhas