A 35ª Festa Nacional do Pinhão chegou ao fim com saldo positivo e bom público ao longo dos 17 dias de programação em Lages. Entre os destaques, estiveram os shows nacionais no Estádio Vidal Ramos Júnior, que recebeu nomes como Yasmin Santos, Fernando & Sorocaba, Dazaranha, além da tradicional banda Corpo e Alma, que encerrou a festa relembrando os antigos bailes.

Continua depois da publicidade

O acesso gratuito aos shows garantiu boa movimentação de pessoas em diversas noites, mesmo com as baixas temperaturas, típicas da Serra Catarinense, além da chuva que apareceu em alguns momentos.

Recanto valorizou cultura e identidade lageana

No Centro da cidade, o Recanto do Pinhão foi palco de apresentações diárias de diversos artistas consagrados, grupos de dança e festivais como a Sapecada da Canção Nativa e da Serra Catarinense, que, pela primeira vez, aconteceram no palco principal do Recanto.

A decisão agradou o público e será mantida em 2026, segundo anunciou a prefeita Carmen Zanotto em seu discurso de encerramento.

— A Sapecada pertence ao coração de Lages, e merece estar no Centro, mais perto das pessoas, fortalecendo cada vez mais o festival. Precisamos respeitar nossa essência e a nossa identidade, por isso ampliamos os palcos e demos mais espaço para as apresentações — confirmou a prefeita.

Continua depois da publicidade

Veja imagens

Acompanhada da rainha Amanda Bianchini e das princesas Lariane Rodrigues e Alice Cunha Ramos, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destacou a importância da união para a realização da festa.

— Quando muitos não acreditavam, vocês nos estenderam as mãos e nos apoiaram. É possível sonhar juntos e realizar a nossa Festa Nacional do Pinhão, edição Raízes. Um agradecimento especial ao nosso povo que prestigiou, pois sem público não temos festa, e aos nossos artistas, que apresentaram a sua dança e a sua arte, para que tivéssemos essa grandiosidade — comentou.

Raízes fortalecidas para o futuro

Com estrutura ampliada e em vários locais da cidade, com a valorização da cultura serrana e participação ativa da população, a edição de 2025 mostrou que é possível unir tradição e inovação e já se prepara para a edição de 2026.

Continua depois da publicidade

Leia também

Chuva, emoção e tradição marcam encerramento da 35ª Festa Nacional do Pinhão em Lages

Crescimento dos pomares de maçã na Serra de SC é revelado em mapeamento por satélite