O início da semana foi de frio e chuva, mas também de muita animação no coração de Lages, durante a 35ª Festa Nacional do Pinhão. Nesta segunda-feira (9), a Praça João Costa foi palco de uma programação intensa, que reuniu música tradicionalista e danças típicas, atraindo lageanos e visitantes mesmo sob chuva. 

Continua depois da publicidade

— A cobertura da Praça João Costa e a proteção do palco principal permitiram que as pessoas permanecessem no local mesmo com a instabilidade do tempo — pontuou a secretária de turismo de Lages, Ana Vieira.

Hotelaria registra alta na ocupação e expectativa é de lotação máxima

De acordo com monitoramento da Secretaria de Turismo, a ocupação hoteleira no primeiro fim de semana da 35ª Festa Nacional do Pinhão chegou a 70%. Os visitantes vieram de cidades como Joinville, São Paulo e Balneário Camboriú, e muitos optaram pelos tradicionais hotéis fazenda da região.

A secretária ainda destaca que a festa impulsiona todo o setor turístico. “Estamos acompanhando diariamente os dados de ocupação e os resultados são bastante animadores. A Festa do Pinhão é um dos maiores atrativos turísticos da Serra Catarinense e representa uma oportunidade única de movimentar toda a cadeia do turismo, da hotelaria à gastronomia, até o comércio local”.

Para os próximos dias, a previsão é de que a ocupação atinja 100%, especialmente com a chegada da Sapecada da Canção Nativa e da Serra Catarinense, além dos shows nacionais programados para o feriadão.

Continua depois da publicidade

Veja imagens dos primeiros dias de Festa do Pinhão

Comércio comemora aumento nas vendas e público no Centro

A movimentação intensa no Centro de Lages já reflete positivamente nas vendas do comércio local. Estimativas da Polícia Militar apontam que cerca de 30 mil pessoas circularam pelas principais ruas da cidade nos três primeiros dias de festa. Com isso, diversas lojas estenderam seus horários de funcionamento, inclusive aos domingos, aproveitando o fluxo gerado pelo Palco Recanto do Pinhão.

Segundo dados divulgados pela prefeitura, o setor de vestuário teve crescimento de até 50% nas vendas em comparação aos sábados anteriores à festa. 

Leia também

Fotos definem como foi o primeiro fim de semana da Festa do Pinhão em Lages

Quem foi Aracy Paim, o sonhador por trás da Festa Nacional do Pinhão