Um homem foi condenado pela morte do próprio amigo durante uma festa em Joinville. O caso aconteceu em maio de 2021, no bairro Jardim Paraíso, e foi julgado na última segunda-feira (8). O acusado teria disparado contra a vítima enquanto exibia uma pistola.
Continua depois da publicidade
O homicídio ocorreu durante uma confraternização entre amigos, em uma casa da Rua Alvino Souza do Nascimento. Segundo a denúncia do Ministério Público, durante a festa, o acusado, que estava embriagado, passou a exibir para os colegas uma arma. Em determinado momento, ele acionou o gatilho e deu um disparo contra José Osmar Antoniak, de 63 anos, que acertou sua cabeça. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu.
O réu foi condenado por homicídio com dolo eventual e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, isso porque, apesar de ter o registro da pistola, ele a portava a arma fora de casa. Já o dolo eventual ocorre quando uma pessoa assume o risco de causar a morte, mesmo sem querer diretamente que isso aconteça. Ela não deseja o resultado, mas aceita a possibilidade de ele ocorrer e continua agindo.
— A decisão está em conformidade com as provas dos autos, que indicam que o acusado manuseou a arma de fogo embriagado, apontando-a para as pessoas presentes no local e, dessa forma, assumindo o risco de causar o resultado morte — afirmou a Promotora de Justiça Adriane Adriane Nicoli Graciano.
As penas fixadas foram oito anos de reclusão em regime semiaberto e o pagamento de multa. A defesa do réu pode recorrer da decisão.
Continua depois da publicidade
Veja quem são os criminosos mais procurados de Santa Catarina
Leia também
Acusado de atropelar e matar motociclista é absolvido em Joinville
“Tomamos Brasília”: como agiu o condenado pelo 8 de janeiro que é alvo de prisão em Joinville







