Com breaking, hip hop e batalha de rima, o festival urbano Duplo Balanço está com inscrições abertas em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. O evento deve acontecer entre 28 e 31 de agosto, com apresentações em diversos pontos da cidade. Ao todo serão cinco categorias, algumas delas com premiações de mais de R$ 10 mil.
Continua depois da publicidade
Maxwell Sandeer Flor, produtor cultural e presidente da Associação Dança Criciúma (ASDC), explica que o festival nasceu no bairro Vila Zuleima, com identidade ‘Festival Duo de Rua’, em 1997.
— Em 2006, foi criada uma nova marca, agora como ‘Duplo Balanço’, sendo o veículo de difusão de trabalhos realizados por grupos urbanos de Santa Catarina. Estamos comemorando neste ano a 15ª edição da trajetória cultural do evento que contará com a participação de 300 hip hoppers de quatro estados do Brasil — destaca o produtor.
Entre as categorias presentes no evento estarão Breaking Kids 1×1, Breaking 2×2, Hip Hop 2×2, Breaking 1×1 e Batalha de Rima Rei dos Reis. Os vencedores das categorias de Breaking e Hip Hop Dance (2×2), além da Batalha de Rima Rei dos Reis, disputam R$12 mil em premiações. As inscrições seguem até o dia 8 agosto por meio de um formulário (clique aqui).

Continua depois da publicidade
Inclusão através do hip hop
A ação tem a Casa do Hip Hop Flor e Ser, no bairro Vila Zuleima, como centro integrador das atividades. Os participantes do processo de inscrição que se identificam como gênero feminino, transgênero e não binário terão 50% das vagas, que serão preenchidas por ordem de recebimento.
— Caso não chegue a esse percentual, as vagas serão abertas, mas essa é uma forma de oportunizar a inclusão e incentivar a participação deste público no espaço do hip hop — explica André Tavares, um dos organizadores do local.
Mais informações e detalhes do edital da disputa podem ser acessados no site oficial da Associação Dança de Criciúma (ASDS). A 15° edição do projeto Duplo Balanço: Linguagens Urbanas, é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Leia mais
Concurso com votação popular deve escolher o melhor x-salada de Criciúma
VÍDEO: Grupo de pinguins e botos é flagrado nadando próximo à beira-mar em praia de SC
Casa de acolhimento para vítimas de violência doméstica será instalada em Criciúma