A cidade de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, passará a contar com um abrigo para acolhimento e proteção de vítimas de violência doméstica e demais agressões. O espaço foi divulgado pelo prefeito Vagner Espindola (PSD), o Vaguinho, na manhã dessa quarta-feira (23) em vídeo nas redes sociais. Conforme a administração, o processo de aluguel do imóvel está sendo finalizado.
Continua depois da publicidade
O local deverá contar com profissionais para apoio psicológico, jurídico e social, para pessoas em situação de risco, principalmente mulheres e crianças. De acordo com o prefeito, em casos de violência, atualmente o município acolhe as mulheres em formato de hotelaria.
— Hoje, quando esses casos acontecem, a prefeitura reserva um hotel. E o hotel não é de todo ruim, mas a gente quer um lugar de acolhimento, de recomeço — ressalta Vaguinho.
Segundo a secretaria de Assistência Social, Dudi Sônego, o número de atendimento oscila, porém a pasta já chegou a atender oito mulheres simultaneamente. Dessa forma, para as pessoas atendidas na casa de abrigo, será proporcionado acompanhamento técnico e encaminhamentos para cada situação, como saúde, educação, moradia ou mercado de trabalho.
No vídeo, o prefeito ainda afirmou que o espaço será grande, capaz de comportar e atender diversas mulheres e crianças. Ainda não há previsão para o início dos trabalhos no novo imóvel.
Continua depois da publicidade
Conheça os tipos de violência e como pedir ajuda
Antonietas
Antonietas é um movimento da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia mais
Homem morre afogado durante pescaria nos Molhes da Barra em Laguna
VÍDEO: Grupo de pinguins e botos é flagrado nadando próximo à beira-mar em praia de SC
Construção de estaleiro municipal no Sul de SC é suspensa pela Justiça
