Um filhote de gambá passou por um momento de sufoco após cair em um lugar inusitado. O animal foi encontrado dentro de uma privada, que continha água sanitária gelada. O biólogo Christian Raboch Lempek foi acionado até a casa e precisou resgatar o filhotinho, que ganhou um banho quente e outras “mordomias”. O caso aconteceu em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e foi divulgado no domingo (6).
Continua depois da publicidade
Em um vídeo publicado na rede social, o Christian comentou que poderia ser mais um vídeo engraçado da “espécie rara”, como apelidou ironicamente os gambás que resgata com muita frequência, mas desta vez, sentiu pena do animal.
O filhote estava há algum tempo dentro da água gelada com produto químico de uma privada. Durante o resgate, o gambá chegou a fazer tanatose, ou seja, fingiu estar morto em um ato defensivo, comum à espécie.
Cardápio para pets em confeitaria de Joinville tem maçã do amor, bolos e panetones; FOTOS
Com segurança, o biólogo retirou o animal do lugar inusitado e o levou imediatamente até a sede da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). Lá, Christian aqueceu a água e deu um banho quentinho no filhote, que aparentava sinais de hipotermia, além de tirar todos os resquícios da água sanitária do corpo do gambá.
Continua depois da publicidade
— Depois peguei um pano e acabei secando bem o pelo dele para tirar o máximo de água possível. Como eu não tinha secador de cabelo, coloquei ele dentro do carro, liguei o aquecedor e fui o mais rápido possível para o veterinário — relatou.
A partir do momento que o animal foi se aquecendo, começou a ficar mais estável, já que não conseguia ficar em pé por estar debilitado. Após o atendimento veterinário e tratamento, o biólogo espera devolver o filhote à natureza.
Veja o vídeo do resgate
*Sob supervisão de Fernanda Silva
Leia também
“Bruxa do piercing” faz aplicações exóticas e viraliza com trabalho em Joinville
Com drink inspirado na serra catarinense, morador de SC é finalista de competição nacional






