Um filhote de baleia-franca de cinco metros foi encontrado morto na noite de sábado (29) em Garopaba, no Sul de Santa Catarina, de acordo com o g1. Segundo informações do Instituto Australis, responsável pelo monitoramento ambiental do trecho, o corpo do animal passou por necrópsia neste domingo (31).
Continua depois da publicidade
A baleia, da espécie Eubalaena australis, encalhou na Praia da Gamboa, conhecida por ser pacata e um refúgio de pescadores e surfistas. Na manhã deste domingo (31), a equipe do instituto isolou o local, para que as pessoas não chegassem perto do animal, segundo o g1.
Este é o quarto encalhe de baleia-franca na temporada reprodutiva no Estado em 2025, número que ainda está dentro da normalidade, segundo o Instituto Australis. Além disso, a quantidade de casos pode aumentar devido à recuperação populacional da espécie.
De acordo com informações do Instituto Australis, a necropsia foi realizada pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) neste domingo (31).
— Não temos nenhum diagnóstico conclusivo ainda. Foram coletadas amostras para análise — afirmou Karina Groch, diretora de Pesquisa do Instituto Australis.
Continua depois da publicidade
Até a manhã desta segunda-feira (1°), o resultado ainda não foi divulgado.
Temporada de baleias
Cerca de 55 pares de fêmea com filhote já foram contabilizadas nesta temporada entre a Praia da Pinheira, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e Itapirubá Sul, em Laguna, no Sul catarinense. O número total seria de mais de 100 animais.
O número foi estimado a partir do monitoramento terrestre realizado entre agosto e novembro pelo Instituto Australis. A chegada das baleias este ano começou mais cedo, ainda em maio e, normalmente, se estende até novembro, com pico de ocorrência em setembro.
FOTOS: Baleias são flagradas em praia tranquila de SC e imagens encantam moradores
Segundo o g1, a realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é “uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos”
Leia mais
Mais de 800 crianças devem se apresentar no Festival de Ballet Infantil de Criciúma
Treinamento de mergulho revela 200 quilos de cocaína escondidos em navio no Porto de Imbituba