Seis baleias foram flagradas na praia da Gamboa, região de Garopaba, em Santa Catarina, neste domingo (17). No momento da visita dos animais, diversas pessoas se dirigiram ao local para observar de perto o “desfile” das baleias.

Continua depois da publicidade

Segundo informações do Instituto Australis – Baleia, os animais flagrados eram baleias-francas. De acordo com pessoas que estavam no local, cerca de seis mamíferos passaram pela praia no momento dos registros. Ao todo, no dia, foram cerca de 20 pares de mãe e filha, ou seja, mais de 40 animais.

— Essa região aqui no Sul do estado é a principal área de concentração reprodutiva da espécie. A praia da Gamboa é uma das enseadas preferidas das baleias-francas, porque as baleias vem para o nascimento dos filhotes. A fêmea chega aqui grávida e elas permanecem aqui até que os filhotes fiquem fortes — afirmou Karina Groch, diretora de Pesquisa do Instituto Australis.

VÍDEO: Imagens raras mostram elefante-marinho descansando em praia do Sul de SC

Em fotos, é possível ver o movimento destes mamíferos, que deram um show inesquecível para as pessoas que estavam na praia da Gamboa neste domingo (17). Para observar os animais, muitas pessoas utilizaram binóculos.

Continua depois da publicidade

Quando ver baleias em SC

A temporada das baleias-francas geralmente vai de julho a novembro em Santa Catarina. A principal área de concentração reprodutiva em Santa Catarina é na região da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-franca, especialmente a área central, em Imbituba, Laguna e Garopaba.

— O pico da temporada é em setembro. Mas só na semana passada, em um só dia, nós contabilizamos cerca de 115 baleias-francas, desde a praia da Pinheira, em Palhoça, até a praia de Itapiruba, no início de Laguna. No próximo mês, em setembro, vamos fazer um sobrevoo de monitoramento e aí sim vamos saber o número total de baleias que estão na região — disse Karina.

As estruturas de pesca artesanal em lagoas que se tornaram pontos turísticos do Sul de SC

As baleias-francas têm um filhote a cada três anos, com gestação de um ano. A procura por essa região para que elas tenham seus filhotes se dá pela temperatura das águas, mais quentes em comparação com a Antártica, onde elas se alimentam no verão.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Imagens raras mostram elefante-marinho descansando em praia do Sul de SC

Regras para ver os animais

Há uma série de normas para garantir a proteção das baleias durante os avistamentos. Não é permitido nenhum tipo de turismo embarcado para avistamento de baleias em águas catarinenses e o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) recomenda que drones e embarcações mantenham uma distância mínima de 100 metros. 

Turistas e moradores da região, que avistarem os animais, podem observar os mamíferas de uma distância segura. No domingo (17), diversas pessoas se deslocaram para a orla da praia para ver as baleias e foram surpreendidas pelo espetáculo nas águas.

Leia mais

Argentina, Buenos Aires, Verdinho: a origem por trás dos nomes dos bairros de Criciúma

Filho de mecânico realiza o sonho de se tornar médico e homenageia o pai em Criciúma

As estruturas de pesca artesanal em lagoas que se tornaram pontos turísticos do Sul de SC