O prefeito Mário Hildebrandt voltou a endurecer o tom ao falar sobre moradores de Blumenau que não tomam os devidos cuidados diante da pandemia do novo coronavírus. Na transmissão ao vivo desta segunda-feira (6), o chefe do Executivo blumenauense abordou o desafio de engajar a população nas normas adotadas, como o distanciamento social, higiene das mãos e regras de acesso a comércios.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
— Essas normas não são para mim, são para os cuidados com a cidade inteira. Se não forem adotadas por todos teremos falta de leitos.. um colapso na nossa Saúde. Você deseja isso? — lamentou.
> Conheça os benefícios do chocolate, no dia dedicado à ele, neste 7 de julho
Acompanhado do secretário da Saúde, Winnetou Krambeck, Hildebrandt criticou quem descuida em momentos de lazer, como aos finais de semana. Neste sábado e domingo (4 e 5), por exemplo, a Vigilância Sanitária e equipes registraram 173 ocorrências envolvendo aglomeração. O “relaxamento” nos cuidados pode ter um preço alto, alertou o prefeito.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Blumenau pede à Caixa que libere saque do FGTS para atingidos por ciclone
— Fim de semana não é sinônimo de churrasco com os amigos e encontro familiares. Se não entendermos isso, continuaremos pagando com o aumento do número de casos sem necessidade — disparou.
O gestor lembrou que os mais prejudicados são os idosos. A cada 100 com a doença em Blumenau, 13 precisam de internação em UTI. Dos 14 óbitos confirmados pela prefeitura até o momento, mais da metade foram de pessoas acima dos 60 anos. Hildebrandt voltou a pedir que as saídas de casa sejam reduzidas ao máximo, apenas para o essencial. Quanto menos exposição, menos chance de levar o vírus para dentro do lar.
Depois de mais de cinco minutos enfatizando a importância da adoção das medidas por toda a comunidade, Hildebrandt finalizou:
> Número de casos de coronavírus no Vale do Itajaí chega a 11,1 mil; são 141 mortes
— Fui incisivo por causa da preocupação com a vida de vocês.
Coronavírus em Blumenau
Segundo Krambeck, a cidade chegou a 3.112 casos e 14 mortes. Entre esses confirmados, 1.285 estão em tratamento, 16 deles em UTIs. A ocupação hospitalar nesses espaços é de 52%, considerando os pacientes suspeitos e de outras cidades.