nsc
    hora_de_sc

    Natureza

    Flores da primavera: como plantar e cultivar

    Setembro é data da estação mais colorida de todas. Veja como cuidar das flores da primavera onde você mora!

    17/09/2020 - 08h57 - Atualizada em: 17/11/2020 - 09h46

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação Hora
    Conheça as flores da primavera
    Conheça as flores da primavera
    (Foto: )

    A floração de diversas espécies de plantas ocorre nesta época. Com certeza há uma de sua preferência entre as diversas flores da primavera.

    O dia 22 de setembro, quando começa oficialmente a primavera em 2020, está logo ali. Período do ano agradável e perfeito pra cultivar flores na sua horta caseira. Por que não, se o plantio destas maravilhas da natureza enchem os olhos e aquecem o coração?

    > 10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental

    Se você é adepto do urban jungle, tendência de tornar o lar uma floresta que foi impulsionada durante o isolamento social, este artigo foi feito para você. E para todas as pessoas que gostam de jardinagem. Nem precisa ter muitas técnicas específicas.

    Confira, agora, nossas dicas e esteja preparado para a estação mais bonita do ano e que sucede o inverno e precede o verão com muitas belezas naturais. Você vai se surpreender com os resultados da prática de cultivar flores em casa para o bem-estar emocional de todos.

    > Quais alimentos podem ajudar a regular o nível do colesterol

    O que plantar e como cultivar as flores da primavera?

    São muitas as flores que podem ser plantadas onde você mora, em setembro. Seja em Santa Catarina ou em outro canto do Brasil. Elas alegram os ambientes e trazem um perfume delicioso.

    Tem até flor comestível, sabia? E se você gosta de dar um charme especial às suas receitas prediletas, agregue uma flor bem bonita na decoração dos pratos. É puro charme!

    Para ter um jardinzinho cheio de flores e bem cuidado, você vai precisar de algumas sementes ou frutas in natura, água, luz, vasos, uma colher ou espátula grande e boas doses de dedicação e disciplina. A natureza faz o resto.

    > Chegada de sementes misteriosas em casas de SC despertam alerta das autoridades

    A singeleza das begônias

    Begônia é uma das flores da primavera
    Begônia é uma das flores da primavera
    (Foto: )

    Vamos começar pelas begônias? Elas são boa opção para quem busca praticidade. Entre as flores da primavera, se sobressaem porque podem enfeitar e colorir os ambientes, por meio das várias nuances de branco, vermelho e rosa.

    As begônias são consideradas rústicas e capazes de florescer também em outros períodos do ano. O plantio é bem fácil.

    > Bife a rolê, um prato saboroso e simples de preparar

    Flores que acompanham o sol

    Girassol na primavera: uma flor linda
    Girassol na primavera: uma flor linda
    (Foto: )

    E que tal o girassol? A semeadura vai de agosto a fevereiro e a floração dura cerca de dois meses. São flores muito usadas em todos os tipos de jardins por conta do brilho amarelo e cativante de suas pétalas.

    Este tipo de flor é alto, podendo alcançar até 90 centímetros de altura. Um cuidado especial com os girassóis é que eles podem atrair abelhas. Fique de olho!

    Se você gosta de girassóis não pode perder a floração no Parque dos Hemerocallis, em Joinville, Santa Catarina. Para evitar aglomerações e atender aos protocolos de saúde vigentes, na edição deste ano, o local também conhecido como Agrícola da Ilha dividiu as visitações em etapas que ocorreram em julho e agosto.

    > Jardim de girassóis vira atração turística em Joinville

    A floração dos girassóis resultantes do cultivo de 10 a 12 mil mudas é um dos espetáculos mais aguardados pelos catarinenses e turistas de muitos estados brasileiros. Só perde para a Festa das Flores, evento tradicional que é realizado há mais de 80 anos na mesma cidade. Foi cancelado em 2020 devido à pandemia do Coronavírus.

    A quantidade de visitantes é controlada na chegada para garantir o isolamento social. E o uso da máscara, obrigatório desde o estacionamento. Uma nova florada está prevista pra ocorrer de 10 a 25 de novembro. Porém, antes de ir visitar, confirme informações no WhatsApp (47) 99773-0082 ou no telefone (47) 3473-0628.

    > Além da Festa das Flores: onde visitar jardins em Joinville

    As cores perfeitas dos gerânios e frésias

    Gerânio e frésia
    Gerânio e frésia
    (Foto: )

    Os gerânios também são flores que ficam lindas a partir da primavera e durando o outono também. Já as frésias florescem entre o final do inverno e o começo da primavera. Estas duas espécies encantam por sua delicadeza e multicolorido formado por vários tons de branco, rosa, lilás e amarelo. São bem perfumadas.

    > Os benefícios da folha de louro na comida

    Gérberas: ponto alto na decoração

    Gérbera é muito utilizada para decorar ambientes
    Gérbera é muito utilizada para decorar ambientes
    (Foto: )

    Todo mundo gosta de plantar gérberas porque elas podem ser usadas na decoração causando um efeito muito lindo. São flores brancas, amarelas, laranjas, rosas, vermelhas e púrpuras. Não se esqueça também das azaléias e rosas, que sempre agradam, são fáceis de plantar e enfeitam o lar de forma singela.

    Orquídeas são as queridinhas dos catarinenses

    Orquídeas são símbolo de Florianópolis
    Orquídeas são símbolo de Florianópolis
    (Foto: )

    Você sabia que Florianópolis, capital de Santa Catarina, tem as orquídeas como símbolo? Pois é. Mas suas cores e formatos têm fãs no Brasil todo.

    > Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis

    Segundo a Federação Catarinense de Orquidofilia, as atividades amadoras e profissionais organizadas em torno desta flor em Santa Catarina não são de hoje. Remontam a 1938, quando surgiram as primeiras sociedades orquidófilas. A agremiação de Joinville é a mais antiga.

    Porém, cidades como Blumenau, Itajaí, Laguna, Brusque, Sombrio e Tangará também têm suas associações. Por este e outros motivos, como sua beleza deslumbrante, tornam as orquídeas as queridinhas dos catarinenses.

    Dicas para você não errar na hora de cultivar flores da primavera

    Misture flores diferentes

    Num mesmo vaso, você pode misturar flores diferentes. Mas, neste caso, evite os vasos muito pequenos. Devem ser de médio a grande porte para que haja espaço suficiente ao desenvolvimento natural das plantinhas;

    Fique atento às regas

    Com o calor e a seca que andam castigando várias partes do Brasil, atenção especial para o sol. Se ele estiver secando demais a terra num curto espaço de tempo, misture um pouco de vermiculita (silicato hidratado de magnésio, alumínio, cálcio e ferro) quando for preparar o vaso. Isso contribui pra reter a água;

    Cubra a terra com pedras ou cascas

    Você pode cobrir a terra nos seus vasos com pedrinhas ou com aquelas cascas de pinos que dão um toque todo especial. Capriche bastante no visual dos locais de plantio;

    Cuidado com a drenagem dos vasos

    Quando for preparar os vasos, todo cuidado é pouco em relação à drenagem adequada. Talvez seja necessário cobrir o fundo com uma camada de argila expandida. A seguir, coloque uma camada de areia. Após este procedimento é que vai a terra;

    Use terra rica em composto orgânico

    Falando em terra, lembre-se que a nutrição para as plantas vem dela. Por isso, precisa ser rica em composto orgânico. Assim, as plantas florescem mais firmes e bonitas;

    Use sementeira

    Por fim, mas não menos importante: se puder, plante primeiramente em uma sementeira. Suas mudas vão receber o volume de água ideal desde o início do plantio. Um benefício importante desta dica é que no momento de transplantar para o vaso definitivo, é mais fácil ter a real noção de quanto, de fato, será o espaço cada uma das flores.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas