Florianópolis é o segundo destino de nômades digitais que mais cresceu no mundo nos últimos cinco anos, de acordo com um ranking da plataforma Nomad List, que é referência no tema. Entre 2018 e 2023 (excluindo o ano de 2020 por conta da pandemia), o número de pessoas de diferentes países que trabalham com liberdade geográfica cresceu 152% na capital de Santa Catarina.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Na primeira posição do ranking está Tibana, capital da Albânia, que fica no sudeste da Europa, com alta de 176% nos últimos cinco anos. A pesquisa é baseada no número de viagens registradas por membros da Nomad List.

Veja os 5 destinos que mais cresceram

Nômades digitais em Floripa

Em fevereiro deste ano, o número de nômades digitais cadastrados na plataforma que viajaram para Florianópolis chegou a 4,4 mil pessoas. Esse é o maior número registrado desde 2014.

Continua depois da publicidade

De acordo com os dados da Nomad List, os viajantes passam, em média, 27 dias na cidade, sendo que 15% deles retornam. A média de gastos dos nômades digitais é de US$ 1.910 por mês.

A combinação das belezas naturais com a vida noturna agitada foi o que atraiu o canadense Daniel Schoester, de 24 anos. O profissional de marketing digital vive como nômade digital há mais de dois anos, e foi convidado por um amigo, que também trabalha remoto, para conhecer a Ilha da Magia em março deste ano.

— Meu amigo me convenceu a ir e eu me diverti muito, entre as praias e a vida noturna. É um destino relaxante, com boas acomodações para trabalhadores remotos. Floripa compete com Bali, Buenos Aires, Medellín, e Cape Town, como destinos do hemisfério sul para escapar do inverno — conta.

O americano Luiz Neves, 34 anos, conta que descobriu Florianópolis pela primeira vez durante um programa de estudo no exterior na universidade e sempre quis voltar um dia. Anos mais tarde, retornou a cidade com um grupo de nômades digitais, uma viagem que reacendeu a paixão do Desenvolvedor de Softwares por Floripa. Ser filho de pai português ajudou o Desenvolvedor de Softwares a fazer amizades com os locais.

Continua depois da publicidade

— Depois daquele ano eu voltei a cada verão do Brasil pelos próximos anos. Saber Português foi uma grande ajuda, já que o Inglês não é tão bom entre a maioria dos locais. As praias maravilhosas de Floripa, pessoas amigáveis, noite noturno agitada e relativa segurança fazem deste um ótimo destino para trabalho remoto. Eu não estou surpreso que a cidade tenha se popularizado — conta.

Leia também

Conheça a Ilha do Campeche, a praia chamada de Caribe brasileiro

Apartamento ‘spot’ é aposta inovadora de aluguel temporário em Florianópolis

Em média 4 vagas temporárias por empresa devem abrir no verão em SC

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total