O Ministério das Comunicações informou nesta quarta-feira (26) que doze capitais brasileiras já estão totalmente prontas – tanto em infraestrutura quanto em legislação – para receber a quinta geração de internet móvel, o 5G.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Leiloado em novembro do ano passado, o padrão 5G oferecerá internet de alta velocidade em todas as capitais brasileiras até 31 de julho deste ano.

Lista de capitais aptas para o 5G

  • Florianópolis (SC)
  • Porto Alegre (RS)
  • Curitiba (PR)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • São Paulo (SP)
  • Brasília (DF)
  • Fortaleza (CE)
  • Natal (RN)
  • Palmas (TO)
  • Vitória (ES)
  • Aracaju (SE)
  • Boa Vista (RR)

Para as demais localidades, há necessidade de adequação de leis municipais e da instalação de infraestrutura adequada para o funcionamento da tecnologia. 

Continua depois da publicidade

De acordo com os termos do leilão do 5G, empresas que arremataram as concessões de uso das bandas também firmaram o compromisso de ampliar para 100% do território nacional a cobertura do padrão atual, o 4G.

— Nossa missão é garantir a tecnologia 5G conectando o Brasil e levando a internet para todos os brasileiros — afirmou em nota o ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

— Ao longo dos anos, faremos com o que o país tenha assegurado a cada um o direito de acesso à internet; todos nós sabemos a importância que isso tem — complementou.

Para que a tecnologia chegue em todas as cidades, é necessária adequação da Lei Geral das Antenas. O prazo para o processo vai até 2029.

Continua depois da publicidade

Na parte de infraestrutura, o decreto nº. 10.480 de 2020 detalha a expedição de licenças para que as operadoras possam realizar a instalação da rede. 

> Saiba quais são as 10 cidades catarinenses com pior cobertura 4G em 2021

> TIM espera Anatel para liberar 5G nas capitais; preços serão inspirados na Uber

Novas antenas de 5G

A instalação das novas antenas do 5G difere das tecnologias anteriores, já que necessitam de densidade maior de replicadores de sinal. Os grandes centros urbanos terão uma antena para cada 100 mil habitantes – número 10 vezes maior do que o que se usa atualmente no padrão 4G. 

— Este é mais um dispositivo que contribui para a expansão das redes 5G, que, em comparação às tecnologias anteriores, requerem maior densidade de antenas (mas de menor tamanho) — explica o secretário de Telecomunicações Arthur Coimbra.

A responsabilidade de fiscalização e regulamentação das antenas que serão instaladas em todo o Brasil é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que participará de todo o processo de transição da atual rede de antenas para o novo padrão.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Estela Benetti: afinal, o que falta para o 5G chegar a Florianópolis?

Impactos do 5G: internet das coisas, celular e banda larga mais caros

Clientes já podem consultar valores esquecidos em banco; saiba como

Filha de Olavo de Carvalho posta nas redes sociais: “Que Deus o perdoe”