nsc
nsc

Pesca

Florianópolis encerra safra de 2022 com quase 145 mil tainhas capturadas

Evento de encerramento acontecerá neste domingo (31) na Praia do Santinho

28/07/2022 - 08h07 - Atualizada em: 28/07/2022 - 09h31

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
A atividade envolve a participação direta de cerca de 1.500 pescadores
A atividade envolve a participação direta de cerca de 1.500 pescadores
(Foto: )

A Safra da Tainha será finalizada neste domingo (31) com sucesso em Florianópolis. A atividade envolve a participação direta de cerca de 1.500 pescadores, sem contar os demais envolvidos de forma indireta. Dessa forma, essa herança da tradição açoriana é também a principal fonte de sustento para muitos pescadores de Florianópolis.

> Incentivar o transporte sustentável é um dos objetivos da revisão do Plano Diretor de Florianópolis

Segundo os números do Tainhômetro, divulgado pela Prefeitura de Florianópolis, houve a captura de 144.727 tainhas na temporada 2022, que iniciou em 1º de maio (número atualizado em 26 de julho). Segue o top 5 das praias onde houve maior captura de tainhas: Lagoinha do Norte, Barra da Lagoa, Praia Brava, Ingleses e Campeche.

Safra tranquila: sem registro de ocorrência ou incidentes

Segundo a Superintendência da Pesca de Florianópolis, a safra de 2022 teve saldo positivo para a comunidade. Neste ano, diferentemente do que ocorreu em anos anteriores, não foram registrados ocorrências ou incidentes tanto na área da pesca, que engloba as embarcações e a pesca artesanal, quanto no que diz respeito à aplicação da Lei nº 4601/95, que, dentre as orientações, proíbe o surfe nesta época para não prejudicar os pescadores.

Não foram registrados ocorrências ou incidentes na área da pesca
Não foram registrados ocorrências ou incidentes na área da pesca
(Foto: )

Encerramento da Safra da Tainha em Florianópolis

Neste domingo (31), ocorrerá oficialmente o encerramento Safra da Tainha. O evento acontecerá a partir das 14h, na Praia do Santinho, em Florianópolis. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura, preparou uma programação especial com celebração de missa, apresentação de boi de mamão (às 15h30) e entrega de troféus para premiar a maior captura e os maiores lanços da temporada. Haverá também um café de confraternização para os presentes, que será oferecido a partir das 16h.

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, o encerramento da Safra da Tainha será um momento especial para reunir os pescadores e a comunidade, já que a pesca da tainha é mais do que uma tradição de Florianópolis, é uma atividade que movimenta a economia, o turismo e mantém viva a cultura açoriana.

Premiações

Um dos destaques da programação deste domingo será a premiação dos pescadores. Na primeira categoria, o prêmio de “Maior Captura” será entregue aos pescadores da Lagoinha do Norte, que capturaram 28.765 tainhas até agora. Já os troféus de maiores lanços contemplam o Rancho no Chinho, da Barra da Lagoa, como primeiro colocado; o Rancho do Nildo, da Praia Brava, em segundo lugar; e o Rancho do Nézio e Anísio, representando a Lagoinha do Norte, em terceiro.

O prêmio de “Maior Captura” será entregue aos pescadores que capturaram 28.765 tainhas até agora
O prêmio de “Maior Captura” será entregue aos pescadores que capturaram 28.765 tainhas até agora
(Foto: )

Na ocasião, o jornalista Douglas Márcio, da NSC TV, dá nome ao prêmio “Pescador Mais Jovem em Atividade” e estará presente na celebração.

Serviço

O quê: Evento de encerramento da Safra da Tainha em Florianópolis.

Quando: domingo, 31 de julho de 2022.

Onde: Praia do Santinho, em frente ao Resort Costão do Santinho.

Programação:

  • 14h - Celebração de missa
  • 15h - Entrega de troféus
  • 15h30 - Apresentação do Boi de Mamão
  • 16h - Café

Acesse o canal Florianópolis, uma cidade para todos para ficar por dentro de todas as novidades da ilha

Leia também

Florianópolis oferece acolhimento e suporte para que pessoas em situação de rua possam construir uma nova história de vida

SC-406 terá ciclovia em asfalto bidirecional para a comunidade

Estuário Fritz Müller é criado na região da Beira-Mar Norte em Florianópolis

Colunistas