
PMF
Alterações priorizando bicicletas e os pedestres estão entre as ações previstas na mobilidade
A mobilidade urbana é parte vital da cidade, envolvendo elementos como a malha cicloviária e outras formas de locomoção coletivas e individuais, que necessitam de atenção e melhorias constantes. Por isso, na revisão do Plano Diretor de Florianópolis, o objetivo é o desenvolvimento orientado do transporte sustentável, trabalhando nas diferentes frentes que podem favorecer uma cidade mais dinâmica e eficiente.
> Revisão do Plano Diretor de Florianópolis incentiva proteção às áreas de preservação permanentes
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, as revisões e adequações do Plano Diretor, tanto para a área central quanto para outros distritos, são fundamentais no que tange a mobilidade urbana.
A administração municipal está propondo um modelo alternativo, que pode ser um caminho a ser seguido e que prevê um desenvolvimento orientado ao transporte sustentável. Entre os exemplos estão muitas alterações já realizadas e que priorizam bicicletas e pedestres, mas é necessário também reduzir o número de garagens nos edifícios, tornando a cidade mais inteligente e eficiente.
Dessa forma, na região central da cidade, por exemplo, muitas áreas não necessitam de tantas vagas de garagem, que podem ser reduzidas e economizar, inclusive, tornando mais baratas as habitações e a execução dos edifícios.
As demais regiões também levam esse conceito. Quando são criados bairros mais autônomos e independentes do Centro, há uma redução também da necessidade de ir à área central da cidade todo dia, o que reduz as filas no trânsito e favorece a mobilidade como um todo.
> Equipe de ginástica artística de Florianópolis participará do Campeonato Brasileiro
Para a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, modificar as situações que existem no distrito central, gerando oportunidades também de habitação social e de redução de vagas de garagem e incentivar que os outros bairros tenham mais independência, vai favorecer a mobilidade como um todo.
Outro ponto importante diz respeito ao aumento da caixa da via (largura da rua), já que muitas ruas da cidade possuem caixa da via menor do que a prevista no Plano Diretor atual.
Por isso, incentivos que estimulem um aumento da caixa da via podem possibilitar que a cidade tenha equipamentos como calçadas mais adequadas para os pedestres, e que mais ciclovias sejam instaladas na capital, aumentando a malha cicloviária, que hoje abrange 185,37 km em diferentes regiões da cidade.
Além disso, a medida fornece espaço para que a implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo possam ser destinados em vias com esta necessidade.
Florianópolis está realizando a revisão do Plano Diretor. Isso acontece porque a Capital Catarinense não é mais a mesma de dez anos atrás. Dessa forma, muitos pontos do atual Plano Diretor já não se encaixam mais na cidade e impedem que ela se desenvolva.
Com a revisão do Plano Diretor, será possível atualizar a legislação de acordo com as necessidades atuais da população, levando em consideração as carências e potencialidades de cada um dos 12 distritos da cidade.
> Aplicativo atrai meninas para o mercado da tecnologia em Florianópolis
O processo de revisão do Plano Diretor está sendo retomado com o início das audiências públicas nos distritos, a consulta pública e uma audiência final, que está marcada para o dia 01 de agosto e acontecerá no Auditório do Tribunal de Contas, no endereço Rua Bulcão Viana, nº 90, Centro, em Florianópolis.
Após essas etapas, será feita a compilação dos resultados das audiências e o envio, juntamente com o documento das propostas, para o Conselho da Cidade, que fará a apreciação.
Após apreciado, o documento será protocolado pela Prefeitura de Florianópolis na Câmara de Vereadores. A expectativa da administração municipal é de que no início do segundo semestre de 2022, as etapas de audiências e discussões sejam vencidas para que a Câmara de Vereadores possa dar continuidade ao processo até o fim do ano.
Florianópolis amplia o número de áreas de preservação ambiental
Após reforma, biblioteca municipal conta com espaço amplo e acessível