Uma cerimônia no Costão do Santinho, em Florianópolis, reuniu na tarde desta segunda-feira (5) 1.089 crianças e adolescentes de todo o país premiados nas duas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a 16ª e a 17ª. O evento faz agora a entrega das medalhas de ouro aos estudantes, que não puderem receber anteriormente a honraria devido à pandemia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Por volta das 16h30, uma hora antes de o evento ter início, eles já formavam uma fila imensa ao lado dos pais na entrada. Marcos Paulo de Lima se deslocou por 1.300 quilômetros com a família, desde Itabirito, no interior de Minas Gerais, para ver o filho mais velho, Igor Brumana de Lima, ser premiado.

— Ele não gosta de estudar, não, mas é muito inteligente — diz o pai sobre o menino, que venceu as duas últimas edições da OBMEP, quando passou pelo sexto e sétimo ano do ensino fundamental.

O deslocamento da família foi pago pelo pai, enquanto a vinda do filho ficou a cargo da organização da OBMEP, assim como os custos de todos os outros estudantes premiados. Os alunos chegaram à Capital catarinense no domingo (4) e permanecerão até esta terça (6).

Continua depois da publicidade

A agenda das crianças e adolescentes reconhecidos prevê, além da cerimônia, palestras com especialistas, sorteios de brindes, jogos matemáticos e um jantar especial.A escolha do Costão do Santinho Resort se deu por licitação, tendo em vista ainda que poucos lugares no país poderiam acolher tantos premiados.

A OBMEP foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que realiza ela com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Presença do ministro da Educação

Os ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) confirmaram presença, entre outras autoridades. O governador Jorginho Mello (PL) não irá por cumprir outra agenda.

No evento, serão homenageados o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que estavam, respectivamente, em seu primeiro mandato presidencial e à frente da Educação à época da criação da OBMEP, em 2005. Os dois não virão à cerimônia em Florianópolis, no entanto.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Premiação da Olimpíada de Matemática e a importância do ensino de ciências

Governo de Santa Catarina quer fazer a sua reforma tributária

Destaques do NSC Total