nsc

    Pandemia

    Florianópolis vai contratar 10 leitos de UTI após alta de internações, diz Gean Loureiro

    Nessa segunda, dois hospitais públicos da capital alcançaram 100% de ocupação de UTI

    16/02/2021 - 12h54 - Atualizada em: 17/02/2021 - 05h32

    Compartilhe

    Juliana
    Por Juliana Gomes
    UTIs têm aumento de ocupação em SC
    UTIs têm aumento de ocupação em SC
    (Foto: )

    O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), afirmou por meio de uma rede social no início da tarde desta terça-feira (16), que está contratando mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Gean disse ainda que comunicou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a decisão. Nessa segunda (15), dois hospitais públicos da capital alcançaram 100% de ocupação de UTI.

    - Nossas UTIs estão chegando ao limite e estou contratando mais 10 no Hospital de Caridade. (...) Acontece que se não investirmos, nenhum hospital abrirá leitos, nenhum hospital colocará uma estrutura para ficar vazia, sem receber por isso. (...) Prefiro ter leitos abertos sem ocupação, do que precisar e não ter - declarou Loureiro.

    > Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui e veja como entrar nos grupos do NSC Total

    Via assessoria de imprensa, o TCE informou que a prefeitura protocolou a consulta sobre a contratação em 1º de fevereiro, quando passou a tramitar em regime de urgência. A área técnica deve emitir em breve um relatório para ser enviado ao Ministério Público de Contas. Depois, o relator do caso, o conselheiro Cesar Fontes, redigirá o voto que será submetido ao plenário. 

     A secretaria municipal de saúde informou que os leitos estão sendo contratualizados ao custo de R$ 1,6 mil por unidade. A secretaria estadual de Saúde declarou que o Hospital de Caridade está sob a gestão do município, portanto, não compete ao Estado interferir na decisão.

    > Florianópolis tem hospitais com UTIs lotadas e maior número de casos ativos de covid-19 em SC

    Segundo o painel do governo do Estado, nessa segunda-feira (15), dois hospitais públicos de Florianópolis alcançaram 100% da ocupação geral dos leitos de UTI. Na ocasião, a secretaria de Estado da saúde declarou que companha diariamente a evolução dos casos em todas as regiões catarinenses e que trabalha para a ampliação dos leitos e “em possíveis transferências de pacientes, se necessário”.

    Ainda conforme a secretaria, o governo do Estado “ampliou mais de 100 leitos de terapia intensiva para a região da Grande Florianópolis, incluindo a criação das unidades em hospitais como o e Biguaçu e Nova Trento”.

    > Gestante de sete meses morre por complicações da Covid-19

    O governo reforçou que o secretário, André Motta Ribeiro, reiterou junto ao Ministério da Saúde na semana passada, quando esteve em Brasília, sobre a necessidade da habilitação de mais leitos de UTI e que “ações podem ser realizadas em todas as regiões, dependendo da demanda e evolução dos casos”.

    Leia mais:

    > Bolsonaro passeia de jet ski até Ubatuba e se aglomera com apoiadores sem máscara; veja vídeo

    >SC confirma mais dois casos da nova variante do coronavírus

    > Tiros e barricada na SC-401 em Florianópolis foram motivados por protesto, diz polícia

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas