Cinco cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência após as fortes chuvas registradas no Estado nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil, os decretos são válidos para Laguna, Barra Velha, Major Gercino, Treze Tílias e Timbó Grande. Outros três municípios seguem em análise.

Continua depois da publicidade

Laguna foi a primeira cidade a decretar situação de emergência. A cidade do Sul catarinense foi atingida por um forte temporal no final da tarde de sábado (27), que causou estragos. Segundo a prefeitura, a força do vento foi tanta que afetou casas, escolas, creches, prédio do Porto Pesqueiro, redes de distribuição de energia, agricultura e comércio.

A prefeitura disponibilizou um link de cadastro para estimar quantas famílias foram afetadas e necessitam de auxílio de lonas e telhas. Conforme o texto do decreto, a intenção é adotar o mais rápido possível um conjunto de medidas para recuperar a cidade e dar assistência aos moradores.

Ainda no final da noite de sábado, fortes chuvas também provocaram estragos em Barra Velha, no Norte de Santa Catarina. Segundo a prefeitura, foram registrados 70 milímetros de chuva em um intervalo de 40 minutos.

Houve registro de danos materiais em residências e comércios, perdas de bens e danos a estruturas públicas, como postes, pontes e vias interditadas. Por conta disso, o município decidiu decretar situação de emergência por conta do “desastre classificado como extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em decorrência de precipitações intensas”. O decreto tem validade de 90 dias.

Continua depois da publicidade

Veja as fotos das chuvas

Fortes chuvas provocaram estragos em SC nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (29), as chuvas voltaram a provocar estragos em cidades catarinenses. Em Treze Tílias, por exemplo, os temporais causaram granizo, enxurradas, alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. Casas, comércios e vias públicas foram atingidos, deixando a população em situação de alerta.

Em razão dos danos, a prefeitura decretou situação de emergência em todo o município. A Defesa Civil municipal iniciou a avaliação dos prejuízos, que já são considerados de grande monta e ainda estão sendo detalhados.

Na manhã desta terça-feira (30), a prefeitura de Timbó Grande, no Meio-Oeste, decretou situação de emergência após a cidade também ser atingida pela tempestade de segunda-feira. As chuvas foram acompanhadas por rajadas de ventos e queda de granizo, que provocaram destelhamentos.

Continua depois da publicidade

Major Gerciano, na Grande Florianópolis, foi a quinta cidade a decretar emergência devido às fortes chuvas. No documento, a prefeitura do município esclarece que as tempestades causaram “inúmeros prejuízos”, como falta de energia elétrica e estradas afetadas.

Segundo a Defesa Civil, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça analisam o pedido de situação de emergência.

Florianópolis, que também foi afetada pelas fortes chuvas desta segunda, já tem um decreto de situação de emergência em vigor devido ao temporal registrado no dia 10 de dezembro. Na ocasião, a passagem de um ciclone extratropical provocou alagamentos, deslizamentos, danos em residências e outros estragos.